20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

FSJ com novas carretas

Empresa incrementa a frota com mais 10 novas carretas bitrem. Focada na expansão das operações, investiu R$ 8 milhões nos equipamentos, que trazem mais eficiência logística e redução de custos

A FSJ Logística, transportadora especializada em cargas fechadas com rotas fixas para todo o país, acaba de adquirir e incluir em sua frota 10 novas carretas bitrem, compostas por dois semi-reboques ligados por um engate e tracionados por cavalos mecânicos.

A empresa investiu R$ 8 milhões nos equipamentos, com vistas à expansão de sua atuação nas grandes transferências interestaduais e intermunicipais do middle mile do e-commerce, por meio da ampliação de volume transportado de cargas em contratos já em vigor e por conta de acordos com novos clientes. A FSJ espera crescer 25% no faturamento em 2023, em relação ao ano passado.

“Temos uma perspectiva de crescimento significativa para o ano, com grande aumento de volumetria, o que justifica o investimento na aquisição das 10 novas carretas bitrem, veículos que também trazem mais eficiência operacional à transportadora”, explica Rafael Jacobsen, diretor de operações da FSJ Logística.

A carreta bitrem possui mais de 30 metros de cumprimento e sua capacidade corresponde a quase duas carretas. Graças ao maior espaço, a bitrem reduz sensivelmente o custo por tonelada transportada, já que possui apenas uma carreta adicional, dispensando um segundo cavalo mecânico e uma segunda dupla de motoristas.

A operação com a bitrem também proporciona redução de emissões de poluentes, de consumo de combustíveis, e de gastos com pneus e outros componentes. São fatores que, consequentemente, barateiam o frete para os clientes, que são os principais players do e-commerce e embarcadores do Brasil.

“A FSJ atua fortemente com esse tipo de equipamento bitrem, focada na otimização, na redução de custos logísticos e em emissões, aspectos que consideramos importante nas nossas operações”, observa Jacobsen.

Atualmente, dos 576 equipamentos da frota da FSJ Logística, 63 são de carretas bitrem, incluindo as 10 novas. A empresa também se destaca no mercado por ser a transportadora com o maior número de carretas blindadas do seu segmento, sendo 102 no total. As blindagens são elétricas e as carretas são equipadas com fechaduras que só abrem via satélite e quando os veículos estão dentro do raio do Centro de Distribuição dos destinatários. Senhas randômicas de abertura são enviadas a apenas um operador designado em cada um dos clientes da transportadora.

A FSJ realiza 5,4 mil viagens por mês, transportando aproximadamente 11,7 milhões de pacotes, que totalizam 82 mil toneladas. São de 4,5 a 5 milhões de quilômetros percorridos em 210 rotas fixas. Esse modelo B2B de negócios pautado em qualidade do transporte, que engloba pontualidade, frota atual com no máximo três anos de uso e alta disponibilidade dos veículos, vem permitindo que a empresa cresça de maneira acentuada.

Sobre a FSJ

A FSJ Logística nasceu em 2015, já com foco nas grandes transferências (Middle mile) de cargas do e-commerce. Empresa familiar, gerenciada por Emerson Davo, suas iniciais fazem alusão à Fazenda São Judas, propriedade rural de José Afonso Davo, seu pai, fundador e acionista da Jadlog, de reconhecida trajetória no setor de transportes. A FSJ logística cresceu em ritmo acelerado e se destaca no mercado pela qualidade no transporte B2B. Oferece pontualidade e segurança das encomendas através de mais de 500 veículos, sendo cerca de 100 carretas blindadas.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br