20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Novos dispositivos

Investimentos em novos dispositivos tecnológicos é prioridade na Jadlog. Transportadora adota ferramentas que elevam a segurança, eficiência e robustez, além de agilizarem as integrações logísticas

 A Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do e-commerce, acompanha o avanço da tecnologia e da digitalização observados nos últimos anos e vem realizando investimentos significativos em ferramentas tecnológicas atuais que elevam a segurança, a eficiência e a robustez de seus sistemas.

O ponto inicial é a implementação da nova plataforma AXWAY, para integração logística com a Jadlog. Através dela acontece a troca de informações entre os sistemas do embarcador e o da transportadora: a cotação do frete, a checagem da situação da encomenda até a confirmação da entrega (tracking), além da possibilidade de gerar faturas e cobranças.

A nova plataforma está otimizando os processos e trazendo mais agilidade e governança para todos os tipos de integrações logísticas com clientes de todos os tamanhos, seja por API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações) ou por EDI (Eletronic Data Interchange, ou Intercâmbio Eletrônico de Dados), o sistema mais atual e o mais antigo e consolidado, respectivamente.

“Estamos facilitando os processos de integração com essa plataforma, seguindo a tendência de investir em soluções tecnológicas que estejam 100% integradas e permitam uma visão 360 graus do negócio da Jadlog, de forma totalmente alinhada com a atuação dos nossos clientes”, observa o diretor de TI da Jadlog, Alexandro Strack.

Segundo Strack, as integrações logísticas estão sendo realizadas com agilidade cada vez maior, e isso vem trazendo um ótimo desempenho para as operações da Jadlog e dos embarcadores. Apenas de outubro de 2022 até março de 2023, a empresa realizou perto de 300 novas integrações, um número expressivo e de excelência no setor de tecnologia.

No caminho de investir em novas ferramentas, a Jadlog desativou tecnologias ultrapassadas e que se tornaram vulneráveis com o passar do tempo, adotando novos dispositivos e protocolos de segurança (firewalls mais robustos e protocolo criptografado de ponta a ponta — https), a já mencionada plataforma de integrações e a modernização das infraestruturas internas, garantindo maior segurança no ambiente técnico e de informações da empresa. Também está em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), trazendo total confiança aos dados entregues pelos clientes à transportadora.

Todos os aperfeiçoamentos estão diminuindo o tempo de resposta entre a plataforma da Jadlog e a dos clientes (sejam embarcadores ou outras plataformas logísticas). A meta da transportadora é alcançar, em curto prazo, um índice de 95% das respostas em menos de 1 segundo.

“Os investimentos realizados em tecnologia da informação estão permitindo que a Jadlog opere em um ambiente ainda mais tecnológico, saudável, ágil, seguro e muito disponível, com soluções fáceis e simples em termos de integração logística, bem como eficientes nas demandas internas e nas demandas dos clientes”, afirma Strack.

Em termos de robustez das soluções, o diretor destaca que a infraestrutura tecnológica da Jadlog está em constante atualização, desde a arquitetura dos bancos de dados até a instalação de novos equipamentos de rede. São investimentos que estão ajudando a promover ganho de performance entre os sistemas de informação, trazendo uma melhor experiência de uso aos usuários e, também nas integrações entre os diferentes sistemas na rede de relacionamento da transportadora.

“Essas mudanças também se traduzem em maior rastreabilidade para as encomendas durante todo o percurso, com monitoramento constante, a localização exata e a comunicação que supre os embarcadores, os sellers de marketplaces ou os consumidores, com informações precisas e em tempo real”, observa Strack.

Em 2023, os investimentos continuam, de modo que a empresa estará empenhada em implementar novas funcionalidades offline aos seus sistemas (garantindo continuidade das operações em condições extremas); em atuar para que a nova plataforma digital da Jadlog atinja o maior número de clientes e em implementar um novo aplicativo interativo voltado aos consumidores finais, com o objetivo de aprimorar ainda mais o relacionamento com a transportadora.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br