3 de dezembro de 2023

CARGAS

O site dos transportes

Rizon elétrico

Daimler lança caminhões elétricos médios Rizon nos Estados Unidos. Essa é a nova marca de uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. Montadora lança um mix versátil de aplicações e configurações de veículos elétricos à bateria na categoria 4-5 (caminhões médios)

A Daimler Truck anunciou o lançamento de uma linha de caminhões elétricos para o mercado dos Estados Unidos sob a nova marca Rizon. Esta novidade foi apresentada ao público na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2023, evento de transportes com foco em sustentabilidade econômica e ambiental realizado, de 1º a 4 de maio em Anaheim, Califórnia.

A Rizon fornecerá caminhões com zero emissões e soluções de mobilidade focadas nos clientes de uma das maiores e mais experientes fabricantes de veículos comerciais do mundo, a Daimler Truck. A identidade está baseada no compromisso da marca de formar parceria com empresários que estão mudando para o transporte com zero emissões.

Os frotistas e caminhoneiros vão receber suporte por meio de uma rede de concessionários que oferece ampla gama de serviços para ajudá-los, proporcionando as experiências que esperam das marcas da Daimler Truck. Além disso, consultoria sobre a recarga em AC e DC, bem como acesso à telemática, serão disponibilizados. E mais, financiamentos flexíveis serão fornecidos pela Daimler Truck Financial Services.

Três versões de modelos e18L, e16L e e16M serão disponibilizadas pelos primeiros caminhões da Rizon.

A marca vai oferecer um mix de configurações e opções versáteis que se ajustam às necessidades específicas dos clientes a fim de otimizar suas operações diárias e sua produtividade.

Os veículos elétricos à bateria, de porte médio da categoria 4 e 5, que vão de 15.995 a 17.995 libras de PBT (peso bruto total), conseguem rodar de 110 a 160 milhas (para a versão de tamanho “L” com 3 conjuntos de baterias) e de 75 a 110 milhas (para a versão “M” com 2 conjuntos de baterias) em uma única recarga. A autonomia pode variar conforme as condições ambientais, saúde/nível de carga da bateria, uso da recuperação, trânsito das vias, uso de acessórios, velocidade da operação e estilo de condução.

Esses caminhões atendem a uma variedade de aplicações, tais como caminhão baú, plataforma, basculante e frigorífico. Todos os modelos Rizon serão produzidos adotando-se os padrões de garantia de qualidade desenvolvidos pela Daimler Truck em mais de 40 fábricas pelo mundo todo.

Além da versatilidade, os veículos incorporam os sistemas de segurança ativa e passiva que ajudam a proteger os motoristas, pedestres e demais veículos das vias em que operem. 

Os caminhões podem ser recarregados por dois tipos de sistemas de recarga para baterias, a Recarga Nível 2 em AC (J1772) e a Recarga Rápida em DC, que corresponde ao padrão CCS1. A marca Rizon também vai oferecer um pacote de garantia líder da categoria que protege o trem de força, o chassi e a cabine, por 5 anos/75.000 milhas e as baterias de alta voltagem por 5 anos/120.000 milhas.

Com essa seleção inicial de produtos, Rizon atendem demandas de entregas urbanas de varejo, entregas de última milha (“last-mile deliveries”) e serviços públicos municipais. Começando com Q4 2023, eles serão distribuídos nos Estados Unidos por meio de um contrato exclusivo com a Velocity, um nome já estabelecido no setor de veículos comerciais com cerca de 80 pontos de venda globais. Com consultores de vendas e técnicos experientes em mobilidade elétrica para veículos comerciais, os pontos de contato da Velocity vão servir como lojas de conveniência para clientes interessados em mudar para caminhões elétricos. Além disso, a Velocity vai indicar concessionários para a Rizon em áreas que estão fora da atuação da Velocity para proporcionar uma rede completa por todos os Estados Unidos.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br