20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Thais Mendes

Gerenciando encomendas

Especialista explica como gerenciar encomendas a partir do trabalho híbrido. Executiva conta que há uma variedade de soluções integradas de envio que podem ser facilmente usadas por equipes remotas, incluindo serviços de entrega de pacotes, correio e remessas

O trabalho híbrido é o modelo mais adotado pelos brasileiros, de acordo com um estudo realizado pelo Google Workspace, feito em parceria com a consultoria IDC Brasil. Segundo o levantamento, 56% das organizações atuam dentro desse formato.

Apesar das vantagens que ele proporciona, como o maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, maior otimização do tempo dos colaboradores e menores custos para a empresa, ainda há muitos desafios. Entre eles, o gerenciamento de encomendas.

“Essa lacuna fez com que surgissem tecnologias importantes para suprir as necessidades do mercado em transformação”, afirma Thais Mendes, head de experiência do cliente da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes.

Segundo a executiva, há uma variedade de soluções integradas de envio que podem ser facilmente usadas por equipes remotas, incluindo serviços de entrega de pacotes, correio e remessas, além da gestão de documentos na nuvem.

“Além dos sistemas para encomendas, objetos e malotes, há também a opção de digitalização com sistema GED para documentos que requerem tratativas diferenciadas”, lembra ela. Thais reforça que há uma ampla gama de soluções de envio e logística capazes de ajudar as empresas a gerenciar suas encomendas diárias de maneira eficiente e eficaz.

Conforme ela explica, essas soluções contam com meios de comunicação rápidos e eficientes, com alertas e relatórios em tempo real, garantindo que os documentos sejam entregues e gerenciados com segurança e confidencialidade. “Isso permite que os clientes se concentrem apenas em tarefas estratégicas, focando em produtividade”.

Devido à pluralidade de clientes em sua carteira, a Pitney Bowes focou em construir modelos de trabalhos flexíveis e customizáveis a cada um. “Quando falamos de envios e logística, por exemplo, disponibilizamos opções de transporte de objetos ou malotes que podem ser contratados com mão de obra dedicada para gestão de envio e recebimento desses objetos, ou até mesmo para montagem de brindes para diversas datas. Os clientes têm também a opção de contar com a Pitney como HUB de triagem de seus malotes em seu próprio site.”, diz a especialista.

Outro diferencial é que todas as atividades realizadas pela Pitney contam com a estrutura de BackOffice operacional da empresa, que suporta as equipes em campo, além da atuação junto aos clientes – o que inclui o trabalho em conjunto para aperfeiçoamento e indicações de novas oportunidades de trabalho.

Do lado dos clientes e seus colaboradores, todos têm oportunidade de desfrutar de vários benefícios de envio e logística da Pitney Bowes. Thais exemplifica que é possível otimizar as operações e melhorar a experiência para seus clientes.

Outros benefícios salientados pela executiva dizem respeito à eficiência, já que as soluções integradas da Pitney Bowes podem ajudar as empresas a gerenciar suas remessas com maior eficiência, reduzindo o tempo e o esforço necessários para preparar, enviar e rastrear encomendas.

Oferecendo melhor visibilidade, uma vez que as soluções possuem rastreamento em tempo real e as empresas podem manter seus clientes atualizados sobre o status de suas remessas, tornando suas equipes focadas em processos mais complexos e deixando que a rotina dos escritórios fiquem sob a gestão da Pitney Bowes.

“E, por fim, a flexibilidade no ambiente de trabalho, já que as soluções da Pitney Bowes são projetadas especificamente para funcionar em um ambiente de trabalho híbrido, permitindo que os colaboradores trabalhem de qualquer lugar e ainda assim gerenciem as operações de envio e logística da empresa com eficiência”, conclui ela.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br