27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Motoristas conscientes

Condições precárias das estradas reforçam necessidade de conscientização dos motoristas. A Temp Log, operadora logística especializada na indústria farmacêutica, zerou o número de acidentes em 2022 por meio de campanhas internas

As condições precárias das rodovias federais brasileiras foram às principais responsáveis pela maioria dos 64.447 acidentes registrados no ano passado, causando 52.948 mortos e feridos. Entre as vítimas estão motoristas ligados ao transporte de cargas, já que 65% da movimentação de mercadorias ainda é feita pelas estradas.

Buracos nas vias, falta de conservação adequada, sinalização deficiente e ausência de acostamentos seguros são alguns dos problemas identificados. Diante do cenário negativo, empresas do setor de logística incluem em seu planejamento anual ações permanentes de conscientização dos condutores de veículos responsáveis pelas entregas. A Temp Log, operador logístico especializado na indústria farmacêutica, é uma das que faz a sua parte diante da deficiência das rodovias do país.

“As estradas em más condições podem dificultar a circulação dos veículos de carga, causar atrasos nas entregas e aumentar os custos operacionais das empresas. A Temp Log está ciente desses desafios e busca lidar com eles da melhor forma possível. A empresa procura utilizar rotas alternativas sempre que viável, comunicar-se regularmente com seus condutores sobre as condições das estradas e realizar manutenção preventiva em sua frota de veículos”, destaca o diretor comercial da empresa, Ricardo Canteras.

Entre as iniciativas adotadas ao longo do tempo estão a bonificação anual, com critérios personalizados baseados no volume de colisões, acidentes e infrações no trânsito; campanhas de conscientização durante o Maio Amarelo – movimento internacional de segurança viária; treinamentos periódicos de direção defensiva, visando aprimorar as habilidades dos motoristas; e premiação e homenagem dos motoristas e motociclistas por meio do prêmio “Motorista e Capacete de Ouro”, entregue sempre em comemoração ao Dia do Motorista e do Motociclista, ambos comemorados em julho.

Apesar de motoristas e motociclistas serem o foco da Temp Log, há o envolvimento de todas as áreas da empresa no assunto. “Entendemos que a educação no trânsito é crucial para a vida e consideramos parte da nossa responsabilidade social promover essa conscientização, especialmente porque a nossa operação está fortemente ligada ao trânsito nas grandes capitais. Essas ações têm sido efetivadas na busca por desenvolver um senso de segurança e responsabilidade nos colaboradores da empresa. Por meio dessas iniciativas, temos alcançado resultados positivos”, disse Canteras.

Em 2022, por exemplo, a Temp Log não registrou nenhum acidente de trânsito, durante as suas operações, apesar de o panorama geral do País ter sido o pior de todos, conforme indicou estudo feito pela Confederação Nacional de Transportes (CNT).

“Isso representa uma redução de 100% em comparação a 2021. Os resultados demonstraram a obediência às medidas adotadas pela Temp Log, que seguirão como prioridade na empresa”, finalizou.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br