20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Piso mínimo do frete

Tabela sofre atualização e média geral fica em -3,00%. O preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R 5,46 por litro, contra R 5,79 apresentado desde a publicação da Portaria Suroc nº 08/2023

No dia 23 de maio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nova atualização sobre a redução dos valores dos pisos mínimos de frete, por meio da Portaria Suroc nº 11 no Diário Oficial. O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 13.703/2018 determina que a tabela seja reajustada sempre que houver oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima.

 De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 14 a 20 de maio de 2023, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$ 5,46 por litro, contra R$ 5,79 apresentado desde a publicação da Portaria Suroc nº 08/2023, quando ocorreu o último reajuste na tabela de frete.

Com isso, o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) realizou nova análise do impacto geral no setor. Segundo Raquel Serini, economista e coordenadora de projetos do IPTC, “podemos verificar que quem sofreu a maior redução foi à tabela D, quando há contratação apenas de veículo de carga de alto desempenho. Além disso, a portaria vigente apresenta uma redução média nos valores de -3,00%, quando comparada imediatamente com a resolução anterior”.

Isoladamente, quem sofreu o maior impacto foi o transporte de carga frigorificada/aquecida, considerando as variações de CCD previstas na legislação, atingindo -3,62% de redução.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br