20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Topografia para Engenharia

Professores do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC-USP lançam nova edição de livro sobre topografia. A obra é considerada referência para estudantes (principalmente dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharias e Geociências)

No último dia 10 de março foi lançada uma nova edição revista, ampliada e atualizada do livro Topografia para Engenharia — Teoria e Prática de Geomática, pela Editora LTC Editora / GEN (Grupo Editorial Nacional), tendo como autores os professores Irineu da Silva e Paulo César Lima Segantine, ambos docentes do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

A obra, considerada referência para estudantes (principalmente dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharias e Geociências) e profissionais que buscam compreender o papel essencial da Geomática nesse processo, foi atualizada com os mais recentes avanços e tecnologias da área, reunindo as principais teorias, técnicas e métodos matemáticos deste campo de atividade, em especial para as Engenharias Civil, de Agrimensura e Cartográfica.

 “Se você utiliza aplicativos de geolocalização no seu cotidiano — como Google Maps e Waze, por exemplos, ou se já precisou de tecnologia digital, certamente entende a importância de conhecer a ciência que permite a coleta, o tratamento, o armazenamento e a sistematização de maneira coerente de dados geoespaciais aplicáveis e necessários a diversos setores da Engenharia”, explica um dos autores do livro, o professor Paulo Segantine.

Esta segunda edição da obra traz uma atualização e reorganização dos capítulos, sendo seis deles agora disponíveis on-line e também no seu e-book. O conteúdo possui uma abordagem de importantes temas, como referências geodésicas, transformações de coordenadas, modelagem numérica de terreno, projeção UTM, instrumentos topográficos modernos, erros instrumentais e drones, entre outros.

“O livro possui capítulos inéditos relacionados à coleta de dados geoespaciais por meio de varredura laser e fotogrametria digital. No fim de cada seção deste livro há exemplos de aplicativos para elucidar as teorias apresentadas. Constam ainda desta nova edição exercícios resolvidos e exercícios propostos com gabarito, referentes aos temas tratados ao longo da obra. Esses materiais estão disponíveis no e-book e on-line, no site da editora”, complementa o professor Irineu da Silva, co-autor da publicação.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br