25 de fevereiro de 2024

CARGAS

O site dos transportes

FH16 de novo motor

A Volvo Trucks está introduzindo um novo motor para seu icônico caminhão FH16. Desenvolvido para enfrentar as tarefas de transporte mais exigentes, vem com três níveis de potência: 600 cv, 700 cv e 780 cv. É certificado para funcionar com biocombustíveis.

A Volvo Trucks está lançando na Europa um novo motor de 17 litros para seu caminhão FH16. Com até 780 cv e 3.800 Nm, é o motor mais potente do setor. Segundo a montadora sueca, conduzir continuamente a altas velocidades com cargas pesadas pode ser um desafio – mas não com o novo motor Euro 6 de 17 litros que alimenta o modelo.

Desenvolvido para enfrentar as tarefas de transporte mais exigentes, o novo motor vem com três níveis de potência; 600 cv, 700 cv e 780 cv. Os níveis de torque foram aumentados para 3.000 Nm, 3.400 Nm e 3.800 Nm na versão superior. Os níveis mais elevados de potência e binário traduzem-se numa resposta mais rápida do motor, melhor dirigibilidade, máxima produtividade e maior eficiência de combustível.

“Tenho orgulho de apresentar nosso novo motor. É realmente uma obra-prima e o resultado de uma engenharia de classe mundial. A versão 780 é o motor mais potente da indústria. Ao subir ladeiras íngremes em uma estrada com cargas máximas, você não quer ficar preso com muito pouco torque e potência. É por isso que concentramos todos os nossos esforços em tornar o motor D17 muito potente, confiável e ágil. Para os nossos clientes, isso se traduz em realizar o trabalho mais rapidamente com maior eficiência de combustível”, afirma Marcos Weingaertner, gerente de produto da Volvo Trucks.

Biocombustíveis

O novo motor D17 é certificado para funcionar com HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) em todas as potências. A versão de 700 cv também é certificada para funcionar 100% com biodiesel (B100). A caixa de câmbio foi atualizada para suportar até 3.800 Nm, e a eficiência interna da caixa de câmbio foi melhorada ainda mais nas versões de 3.000 Nm e 3.400 Nm.

“Estou confiante de que os clientes e motoristas apreciarão a maior potência de frenagem do motor, bem como a capacidade de funcionar com HVO e biodiesel. O D17 é um motor fabuloso para um caminhão fabuloso, e todos os nossos clientes que confiam no FH16 no seu trabalho diário terão agora uma ferramenta ainda mais poderosa para auxiliá-los”, afirma Marcos Weingaertner.

O início das vendas do Volvo FH16 com o novo motor será em meados de 2024. O início da produção está previsto para o segundo semestre deste ano. O novo motor está disponível no novo Volvo FH16 Aero e na versão mais recente do FH16.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br