25 de fevereiro de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Veículos conectados

Demanda global por dados neste segmento cresce e impulsiona a Geotab a 4 milhões de assinaturas. Com aumento expressivo, empresa conquistou 1 milhão de novas assinaturas em apenas 15 meses

A Geotab, especializada em soluções de transporte conectado, anuncia que ultrapassou 4 milhões de assinaturas em todo o mundo. Esse feito destaca a crescente demanda por inteligência de dados de alta qualidade, um fator crucial para facilitar decisões avançadas que impulsionam a contínua transformação do setor de transporte.

Os insights baseados em dados da Geotab têm sido fundamentais para melhorar o desempenho, a segurança e a sustentabilidade de frotas, desde pequenas até grandes empresas, incluindo aquelas listadas na Fortune 500, bem como governos de diversos níveis.

Com uma história consolidada de 23 anos, a Geotab atingiu a marca de 3 milhões de assinaturas em 2022. Em pouco mais de um ano, a empresa adicionou 1 milhão de novos veículos à sua base, evidenciando a crescente demanda por inteligência no suporte à modernização e gestão de frotas. O ecossistema da Geotab, composto por mais de 700 parceiros, juntamente com a inovação contínua e a colaboração com clientes em áreas em ascensão, como o desenvolvimento de IA, tem gerado oportunidades contínuas de crescimento.

“Há 23 anos, éramos uma empresa de duas pessoas operando no porão de minha casa. Agora, ao contemplar nossa jornada e o notável crescimento nos últimos 15 meses, fica evidente que o potencial que enxergamos nesta indústria há muitos anos foi comprovado”, declara Neil Cawse, CEO da Geotab.

“As frotas enfrentam uma pressão crescente para aprimorar seus resultados, reduzir emissões, priorizar a segurança rodoviária e encontrar soluções econômicas. Acreditamos que não é possível gerenciar com eficácia aquilo que não é mensurado, e é por isso que dados e tecnologia tornaram-se tão cruciais para as organizações quanto os veículos que operam”, completa.

Desde agosto do ano passado, quando a Geotab atingiu a marca de 3 milhões de assinaturas, os veículos conectados à sua plataforma percorreram mais de 89 bilhões de quilômetros – o equivalente a aproximadamente 594 viagens ao redor do Sol. Ao considerar todas essas jornadas, é possível perceber a enormidade dos dados gerados.

“Conseguimos oferecer insights mais importantes aos nossos clientes, informando-os sobre possíveis falhas em motores antes que ocorram ou sobre a probabilidade de ocorrência de colisões. Estamos implementando inteligência artificial generativa para diminuir o tempo necessário para obter informações. E, por meio dessas inovações, buscamos orientar decisões de negócios mais eficazes e alcançar resultados mais significativos”, acrescenta Cawse.

À medida que o número de veículos conectados à Geotab, provenientes de diversas marcas, modelos e setores industriais continua a crescer, a quantidade de dados analisados pela Geotab também se expande.

Essa ampliação possibilita que a empresa conduza benchmarking com maior precisão e desenvolva modelos aprimorados de machine learning (ML), resultando na entrega de insights mais refinados para todos os clientes. Por meio dessas tecnologias de IA e ML, os clientes conseguem realizar a transição da análise de dados reativa para informações preditivas e benchmarking do setor, agregando mais valor aos  investimentos em transporte conectado.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br