Documentário do S-Way
3 min readDocumentário do S-Way
Iveco lança material inédito sobre a trajetória de desenvolvimento do caminhão. Websérie “Criando Novos Caminhos” narra à história do melhor caminhão pesado já fabricado pela marca no Brasil
A Iveco lançou a websérie “Criando Novos Caminhos”, documentário que demonstra todo o cuidado, os desafios e processos de desenvolvimento do S-Way, o melhor caminhão pesado já fabricado pela montadora em território brasileiro.
Apresentado oficialmente em 2022 na Fenatran, o modelo foi desenvolvido por uma equipe de aproximadamente 450 pessoas e passou por um rigoroso processo de engenharia, envolvendo mais de 70 protótipos e 450 testes diversificados, totalizando mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados.
Contendo sete episódios, a websérie narra, por meio da voz de colaboradores, clientes, concessionários e parceiros, a ambiciosa trajetória de desenvolvimento do caminhão e o comprometimento do time Iveco, comprovando a resistência, a força e a durabilidade do veículo. O documentário aborda desde o conceito inicial até a chegada do S-Way ao mercado brasileiro.
Gravações
As gravações do documentário foram realizadas em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina e reuniram mais de 60 entrevistados. Para a construção da história, também foram consultadas diferentes áreas e níveis de atuação da marca, como presidência, diretorias, gerências, coordenações, analistas e operadores – da engenharia ao pós-vendas –, além de representantes comerciais, das concessionárias e clientes.
A websérie é composta por sete episódios, que abordam temas como: posicionamento do veículo no mercado em pesados, desafios do segmento no Brasil, novas formas de trabalhar com a entrada em vigor da norma de emissões Proconve P8, fases de produção, adaptação da linha, prazos, qualidade, detalhes sobre desenvolvimento e testes, conectividade, lançamento comercial, pós-vendas e percepção dos clientes.
Maurício Corrêa, gerente de marketing da IIveco, idealizou o projeto quando ainda ocupava a posição de diretor de Marketing da montadora. “O comprometimento e o engajamento de todos os colaboradores da marca, desde o início do projeto, foram notáveis e mereciam ser registrados. Certamente, tudo isso contribuiu muito para o sucesso do veículo. O S-Way foi um projeto ambicioso, que trouxe uma nova cultura para a nossa marca, a cultura S-Way, ampliando ainda mais o conceito e a importância da qualidade”, comenta.
Adaptação
Embora o veículo seja um produto com design europeu, foi necessário repensar toda a estrutura do veículo, robustez e performance com base nas particularidades do mercado brasileiro. “Trata-se de um pesado novo, que colheu aprendizados do passado e chega para oferecer mais competitividade à montadora no segmento, transformando o cenário do transporte de cargas no Brasil”, acrescenta Bernardo Brandão, diretor geral de serviços ao cliente da Iveco para América Latina.
O projeto de desenvolvimento do S-Way era almejado desde o lançamento do veículo na Europa, em 2018. No entanto, desafios importantes surgiram com a decisão de trazê-lo para o Brasil: novos processos, percepções de mercado e, principalmente, a “materialização” do produto, que absorve toda a bagagem de aprendizado da marca ao longo dos anos. Parte desses desafios aconteceu em meio à pandemia.
“A logística, em um momento de pandemia, foi complicada, mas superamos todos os desafios e conseguimos trazer para o Brasil o melhor e mais completo caminhão pesado já produzido pela montadora”, comenta Ricardo Cardozo, diretor de marketing de serviços ao cliente da Iveco para a América Latina.
O S-Way é um pesado de alta qualidade, robusto, confortável, tecnológico e apresenta o melhor TCO do segmento, segundo a Iveco. “Muito além de uma adaptação, o S-Way foi totalmente pensado para o mercado brasileiro e vem sendo um grande sucesso comercial, consolidando-se como uma opção de destaque na categoria de pesados”, afirma Marcus Souza, diretor de marketing da marca para a América Latina.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br