20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Para transportar contêineres

TCP assina a compra de 17 caminhões para transporte de contêineres no pátio do terminal. Os novos veículos possuem maior autonomia e oferecem sistemas de segurança mais modernos

 Em agosto, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) assinou a compra de 17 Terminal Tractors (TTs). A chegada dos equipamentos, usados para transportar contêineres entre navio, pátio, armazém e ferrovia, está prevista para o mês de novembro e aumentará em 33% a frota do terminal.

O modelo KT2i 4×2, fabricado na Polônia pela Kalmar, é o mais moderno disponível no mercado. Os novos caminhões têm capacidade para transportar até 85 toneladas de carga e possuem autonomia de três dias de operações ininterruptas, o dobro do período de trabalho dos veículos em uso no terminal.

“A atualização da frota de Terminal Tractors da TCP trará mais eficiência às operações do terminal, bem como deve garantir maior segurança aos nossos colaboradores”, explicou o superintendente de operações e segurança, Nicolas Wang.

Os veículos adquiridos pela TCP contam com sistemas de proteção (ROPS e FOPS) e reforços estruturais na cabine, que garantem maior segurança para os colaboradores. Além disso, os modelos oferecem maior conforto e ergonomia aos motoristas, graças às cabines com ampla visibilidade, assentos reguláveis e amortecimento pneumático. O levantamento elétrico da cabine também facilita os serviços de manutenção. Além da compra dos TTs, a TCP pretende adquirir mais 27 terminal trailers (semirreboques do caminhão) para complementar a frota.

Segundo Wang, “os investimentos realizados tanto em equipamentos e infraestrutura, quanto na contratação e capacitação de pessoal, refletem diretamente nestes resultados”. Em 2022, a TCP alcançou a marca de 1,16 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento) movimentados, valor recorde para o período de um ano e 619% superior ao movimentado em 1998, ano de fundação da empresa.

CMPort

Desde março de 2018, a TCP faz parte do Portfólio da CMPort, maior e mais competitiva desenvolvedora, investidora e operadora de portos públicos da China. A CMPort faz parte do Grupo China Merchants (CM), enorme conglomerado chinês fundado em 1872. A empresa movimentou em 2022 um total de 146 milhões de TEUs em carga conteinerizada e uma movimentação total de carga em granel de 740 milhões de toneladas, totalizando a maior movimentação acumulada do mundo.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br