6 de outubro de 2024

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MB: elétricos no Chile

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País é o primeiro da América Latina a receber os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros nas versões 300 4×2 para 19 toneladas de PBT e 400 6×2 para 27 toneladas e ainda o Fuso Next Generation, primeiro caminhão elétrico japonês a chegar à região

Destaques da Daimler Truck no Salão IAA Transportation 2022, realizado em setembro do ano passado em Hannover, na Alemanha, os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros e Fuso Next Generation eCanter acabam de chegar à América Latina. O Chile é primeiro país da região a receber esses veículos totalmente elétricos à bateria, o que reafirma o compromisso global da Companhia com a eletromobilidade e com a descarbonização no transporte de cargas.

Três modelos do caminhão leve Next Generation eCanter estão disponíveis para o mercado chileno, com PBT (peso bruto total) legal de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas. Já o pesado elétrico Mercedes-Benz será oferecido nas versões eActros 300 4×2 para 19 toneladas de PBT e eActros 400 6×2 para 27 toneladas.

Esses caminhões acabam de ser lançados no dia 17 de agosto na capital Santiago para clientes, autoridades, parceiros e imprensa. O evento foi organizado pela Comercial Kaufmann, representante das marcas da Daimler Truck no Chile, com apoio do Centro Regional Daimler América Latina.

Além da exposição dos novos caminhões elétricos, o evento contou com cinco células temáticas, a fim de aprofundar informações e conhecimento acerca do ePowertrain, Segurança do Veículo e da Alta Voltagem, Carregamento das Baterias, eConsulting e Veículos. Esta iniciativa reforça o conceito de que as marcas de caminhões da Daimler Truck possuem tecnologia, experiência e competência global e local para gerar soluções eficientes, rentáveis e sustentáveis.

“Este é mais um passo marcante e fundamental para a expansão da eletromobilidade em veículos comerciais das marcas da Daimler Truck na nossa região”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Demos o primeiro passo, no ano passado, com o chassi de ônibus elétrico urbano à bateria, o eO500U, desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Estes produtos chegarão ao mercado juntamente com consultoria especializada e o nosso alto padrão de qualidade de peças e serviços. Queremos oferecer total apoio aos clientes e parceiros nessa fase de transição do diesel para os elétricos”.

“Com zero emissões locais de CO2, os caminhões elétricos eActros e eCanter chegam à América Latina pouco após o seu lançamento mundial. O Chile é um mercado prioritário e saímos na frente ao lançar simultaneamente caminhões leves e pesados da Fuso e Mercedes-Benz, além de nosso chassi para ônibus eO500U, que brevemente se juntará ao portfólio de veículos elétricos no Chile. Ainda em 2023, teremos mais lançamentos no segmento de caminhões ampliando ainda mais a gama de veículos elétricos disponíveis no Chile”, destaca Jens Burger.

“Nosso total compromisso com os clientes ganha evidência no eCanter, primeiro caminhão elétrico japonês a chegar à América Latina, oferecendo eficiência, confiabilidade e segurança da consagrada marca Fuso”, diz Otto Schmitt, gerente sênior do Centro Regional Latina Caminhões. “Dez unidades estão sendo produzidas no Japão para uso em testes com clientes e em demonstrações”.

Recentemente, a Daimler Truck levou um grupo de clientes chilenos para uma experiência exclusiva com a marca Fuso em Portugal. Os participantes puderam explorar os avançados recursos e tecnologias do Next Generation eCanter, vislumbrando o futuro dos caminhões elétricos.

Expectativa

“Estamos muito animados aqui em Las Parcelas, onde fica nosso centro de eletromobilidade. Já temos sete carregadores para testar esses produtos e compará-los com a concorrência. Já contamos com mais de vinte carregadores em nossa rede de filiais em todo o Chile. Portanto, estamos prontos para a eletromobilidade e esperamos ter muito sucesso em impulsioná-la hoje no Chile e, com sorte, em todos os mercados do grupo amanhã”, afirma Alexander Kohler, diretor geral da Kaufmann.

“Para o mercado chileno a relação do custo da energia elétrica em comparação com o diesel permite um custo operacional interessante para o cliente. Com o Fuso eCanter, por exemplo, oferecemos um valor atraente, com baixos requisitos de manutenção e custos operacionais de vida útil reduzidos. Além disso, atinge um segmento muito interessante e procurado por nossos clientes, que é o de 6.5 a 8.55 toneladas de PBT em operações de distribuição a curta e a média distância. Temos certeza que sua chegada ao nosso mercado abrirá um precedente”, afirmou Andrés Mann, gerente comercial de Caminhões da Comercial Kaufmann.

eActros

O Mercedes-Benz eActros elétrico à bateria para transporte em serviços de distribuição urbana pesada está em produção em série, na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, desde outubro de 2021. Ele pode receber carroçarias do tipo baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets, entre várias outras aplicações.

Os modelos eActros possuem três (eActros 300) ou quatro (eActros 400) conjuntos de baterias, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh, traduzindo em uma eficiência energética única na categoria. Alguns modelos podem alcançar até 300 ou 400 quilômetros de autonomia (eActros 300/400), dependendo das condições de operação, contando ainda com um sistema de recuperação de energia através da frenagem. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1h15 (carregador 160 kW, 20 – 80% da carga para 3 baterias), utilizando carregadores do tipo CCS.

O coração tecnológico do caminhão elétrico é sua unidade propulsora, que consiste em um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Esta tecnologia permite a redução de peso e atritos no sistema de propulsão, visto que não necessita de transmissão e cardans, melhorando a eficiência energética. Os motores entregam uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW, com 420 Nm de torque.

Desenvolvido para melhorar a operação de distribuição urbana, o pacote de segurança do eActros inclui: Assistente Ativo de Frenagem, com detecção de pedestres (ABA5), Assistente de Ponto Cego (SGA), Assistente de Partida em Rampa, Assistente de Faixa, Monitoramento de Pressão e Temperatura dos Pneus, Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (para alerta do motorista em caso de emergência).

Como diferenciais para a redução de custos e facilidade de operação dos veículos, o eActros ainda conta com a exclusiva MirrorCam, sistema digital que substitui os retrovisores convencionais e facilita os alertas visuais aos motoristas, e o exclusivo sistema de “operação com um pedal” (One Pedal Drive), com aceleração e frenagem do veículo apenas com o pedal do acelerador, gerando economia do freio de serviço ao mesmo tempo que recupera energia para as baterias.

Fuso

Cinco anos de experiência com o eCanter e o feedback de clientes em todo o mundo, com base em mais de 6 milhões de quilômetros conduzidos eletricamente, foram incorporados ao desenvolvimento do Next Generation eCanter. O resultado é um caminhão elétrico leve que oferece aos clientes mais flexibilidade para várias aplicações de distribuição e logística.

Para o Chile estão disponíveis, inicialmente, as versões de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas, podendo receber carroçarias como carga seca aberta de alumínio, baú carga seca, baú refrigerado, coleta de resíduos, basculante e guindaste, entre outras aplicações. O eCanter é indicado para transporte urbano e possui 2 versões de pacotes de baterias gerando autonomia nas versões M de 140 km e L de 200 km.

Os caminhões elétricos eCanter estão em operação no Japão, EUA, União Europeia, Austrália e Nova Zelândia. São mais de 570 veículos com mais de 8 milhões de quilômetros rodados globalmente.

Configurado com uma cabina Comfort (largura de 1.995 mm) e um total de seis distâncias entre eixos diferentes (3.400 mm, 3.850 mm e 4.450 mm), o Next Generation eCanter pode ser utilizado para o segmento de construção leve e horticultura, bem como para transporte de distribuição urbana e tarefas municipais.

O Next Generation eCanter é alimentado por um motor elétrico de 129 kW (versões com PBT de 6.5 e 8.55 toneladas) e 430 Nm de torque máximo. As baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) têm uma capacidade nominal de 41,3 kWh por módulo de bateria. A unidade de recarga é compatível com todas as tensões usadas nos principais mercados e suporta carregamento com corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC). O Sistema de Carregamento Combinado (CCS) é o padrão de recarga e a recarga é possível com até 104 kW. O tempo estimado de carregamento em CC é de 44 minutos na versão M e 1 hora 16 minutos na versão L.

Possui avançadas tecnologias de segurança, como Active Sideguard Assist (Assistente de Ponto Cego), aumentando a segurança ao manobrar. A função Autolight e o Intelligent Highbeam Assist controlam os faróis com base nas condições de iluminação. Além disso o veículo possui freio a disco e sistema ABA5 (Active Brake Assist 5) oferecendo assistência de frenagem avançada, detectando possíveis colisões a fim de prevenir ou diminuir sua gravidade.

Bruno Castilho

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