20 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Luana Fleck, diretora do Grupo Ouro e Prata

Carbono neutro

Viopex Encomendas Urgentes inova e assume compromisso de carbono neutro em suas entregas. A partir dessa fase inicial, a empresa tem o objetivo de expandir o projeto para envolver mais clientes e ampliar o impacto positivo na sociedade e no meio ambiente

Comprometida com o meio ambiente e as causas socioambientais, a Viopex Encomendas Expressas, divisão de transportes de encomendas do Grupo Ouro e Prata, lança o projeto de Neutralização de Carbono. Diferentemente dos modelos tradicionais de transporte, a empresa utiliza o bagageiro dos ônibus como forma de carregamento e deslocamento de cargas de pequenos volumes.

Inicialmente, a Viopex contará com a distribuidora Giros Peças, cliente parceiro, para a implementação do projeto piloto, que terá a duração de seis meses. Durante este período, 100% da emissão de carbono deste será compensada, chegando até 5,5 toneladas de CO2 equivalente, cerca de 1.017.365 km quilômetros rodados. A partir dessa fase inicial, a empresa tem o objetivo de expandir o projeto para envolver mais clientes e ampliar o impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

O projeto, que reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental, tem como foco a agricultura regenerativa, uma iniciativa que visa preservar carbono no solo, contribuindo para um planeta mais sustentável. Além disto, contempla quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

“Acreditamos que é nosso compromisso como empresa responsável adotar medidas para mitigar o impacto ambiental de nossas operações”, afirma Luana Fleck, diretora do Grupo Ouro e Prata.

O Grupo Ouro e Prata, possui ainda outras ações voltadas para o meio ambiente como a implementação do sistema de captação que permite o tratamento e reutilização da água da chuva para lavagem de frota (por mês, são deixados de consumidor 300 mil litros de água), e o plantio de 438 árvores nativas na região de Gravataí (RS), proporcionando aumento da biodiversidade local e segurança hídrica, além de captura e estoque de carbono (reduzindo 73 toneladas de CO2 em 2022).

A empresa atende aproximadamente 870 cidades, permitindo estabelecer conexões e oferecendo serviços de logística para diversas localidades. Mensalmente, são percorridos mais de 4 milhões de km nas linhas intermunicipais e interestaduais de todo o Brasil, transportando mais de 880 toneladas e aproximadamente 130 mil volumes por mês.

“Estamos entusiasmados em poder oferecer aos nossos clientes uma opção de transporte de encomendas que não apenas atenda suas necessidades logísticas, mas também contribua para um futuro mais sustentável para todos”, diz Rodrigo Beduschi, Gerente Comercial da Viopex.

Viopex Encomendas Expressa

Fundada há mais de 80 anos, a Viopex Encomendas Expressas é uma empresa pertencente ao Grupo Ouro e Prata, com ampla experiência no setor de transportes. Com sede Porto Alegre, Rio Grande do Sul, possui atuação em todos os estados brasileiros, através de parcerias, oferecendo soluções logísticas ágeis e de alta qualidade.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br