27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Imagem ilustrativa

Aporte milionário

Cargo Sapiens recebe aporte de US 1,5 milhão do DGF Investimentos. Logtech mineira desenvolveu uma plataforma baseada em nuvem para contratação de frete, que transaciona bilhões de reais e atende clientes tanto em operações nacionais quanto internacionais

 A Cargo Sapiens, logtech que desenvolveu uma plataforma baseada em nuvem que utiliza recursos de Inteligência Artificial (IA) para otimizar o processo de contratação de serviços de fretes, acaba de receber um aporte de US$ 1,5 milhão do DGF

Investimentos, um dos principais gestores de Venture Capital do Brasil. Os recursos foram aportados por meio do fundo DGF7, que já realizou 10 investimentos, e serão direcionados ao desenvolvimento de novos produtos e à ampliação da escala comercial.

“A Cargo Sapiens está impulsionando a transformação digital na contratação de fretes, com um produto sólido e validado por diversas grandes empresas. Agora é o momento de crescer, e com o aporte do DGF, teremos mais capacidade para ampliar a escala comercial e acelerar o desenvolvimento de novos produtos”, afirma David Pinheiro, fundador e CEO da Cargo Sapiens.

A decisão do DGF de investir na logtech se deveu à constatação de que a sua plataforma dá uma resposta muito eficaz para o desafio das empresas em contratar fretes com mais eficiência e transparência, e, por isso, tem um grande potencial de crescimento.

“As características da solução, o portfólio expressivo de clientes nos diversos setores, além da capacidade de expansão, foram alguns dos fatores que nos levaram a investir na Cargo Sapiens”, destaca Sidney Chameh, sócio fundador do DGF, ao observar que a plataforma é pioneira na solução de e-procurement para frete internacional, liderando a transformação digital neste segmento e transacionando bilhões de reais em operações de contratação de fretes.

A solução da logtech foi desenvolvida para potencializar a capacidade de análise das equipes de logística e de compras das empresas para a contratação de fretes nacionais e internacionais, seja de grandes corporações ou mesmo de pequenas e médias empresas, e foi internacionalizada a partir da demanda de clientes, operando na América Latina, América do Norte e Ásia.

A Cargo Sapiens atende alguma das maiores empresas do mundo, nos mais diversos setores, entre os quais se incluem grandes corporações como ArcelorMittal, Ambev, Anglo American, Alpargatas, CSN, Hyundai, Klabin, Stellantis, Usiminas, Vale, Vallourec, entre outras, que ampliaram a eficiência e o nível de governança e compliance na contratação dos fretes.

Operação

Através de uma solução em nuvem, a Cargo Sapiens conecta os embarcadores aos seus provedores logísticos homologados, e simplifica todo o processo de equalização das cotações de frete, tanto em cotações SPOT quanto em negociações de fluxos mais robustos a partir de BIDs.

A partir da inteligência embarcada na plataforma, por meio de algoritmos específicos e machine learning, é capaz de conduzir cálculos e projeções extremamente complexas, garantindo a melhor tomada de decisão dos embarcadores na contratação dos fretes, o que permite alcançar resultados que geram redução de custo e ROI. Outro ponto importante é que o sistema da logtech traz transparência ao suportar o compliance e a governança na categoria de compra de frete.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br