CARGAS

O site dos transportes

Daimler 1 milhão

Daimler Truck celebra marco histórico em segurança de caminhões e ônibus com um milhão de unidades vendidas do Active Brake Assist. Os desenvolvedores da fabricante trabalham há anos para proporcionar aos motoristas sistemas de assistência cada vez melhores

A visão de alcançar a condução livre de acidentes motiva a Daimler Truck a direcionar este foco para caminhões e ônibus desenvolvidos e produzidos nas empresas do Grupo e comercializados sob as marcas Mercedes-Benz, Freightliner, FUSO, Setra, Thomas Built Buses, Western Star, Bharat Benz e Rizon.

A companhia estabeleceu o objetivo de equipar, no mínimo, 75% dos veículos que serão entregues em seus mercados principais em 2025 e atingir 80% em 2030 com um sistema de segurança que ultrapasse as exigências das legislações em termos de desempenho e aplicação.

A grande relevância atribuída pela Daimler Truck à segurança nas estradas e nas vias é evidenciada pelo fato de que essa questão está firmemente estabelecida na sua estratégia de negócios sustentável de longo prazo. Dentre as marcas da empresa, a Mercedes-Benz se destaca por suas conquistas tecnológicas pioneiras na área de segurança.

Vários sistemas avançados e inovadores de segurança são utilizados primeiramente na Mercedes-Benz Trucks e depois sucessivamente oferecidos pelas outras marcas de acordo com a estratégia da sua plataforma global e com as demandas de mercado e dos clientes.

No ano passado, por exemplo, novos sistemas de segurança e assistência foram disponibilizados em outros mercados, marcas e modelos. Entre eles, o assistente de proteção lateral (Active Sideguard Assist) no caminhão Cascadia da Freightliner e o sistema de assistência ativa à condução de segunda geração (Active Drive Assist 2) nos ônibus rodoviários Setra ComfortClass e TopClass.

Já o assistente ativo de frenagem emergencial automático, que foi apresentado pela primeira vez em 2006, tem uma história de sucesso especial – o Active Brake Assist (ABA) já foi vendido mais de um milhão de vezes para caminhões e ônibus da Daimler Truck.

A Daimler Truck sempre foi pioneira no que se refere a sistemas de assistência à condução e segurança. Os desenvolvedores da companhia trabalham há anos nessas tecnologias, a fim de proporcionar aos motoristas soluções cada vez melhores e eficientes para ajudá-los em seu trabalho, melhorando assim a segurança para todos os usuários das estradas e das vias urbanas.

A marca adota uma abordagem de garantir alto nível de segurança para seus veículos. Por esse motivo, ao longo do tempo, instalou diversos sistemas muito antes deles serem exigidos por lei. A Mercedes-Benz Trucks, por exemplo, foi a primeira fabricante a introduzir o sistema anti-bloqueio dos freios (ABS) nos caminhões em 1981. O controle de estabilidade ASR se seguiu, alguns anos depois.

Com a introdução do primeiro Actros em 1996, a MB Trucks novamente estabeleceu o padrão no mercado com o sistema de frenagem eletrônico EBS. No ano 2000, seguiram-se o assistente de controle de aproximação (Proximity Control Assist) e o assistente de faixa de rolagem (Lane Assistant) como novos sistemas de segurança revolucionários. Em 2001 foi a vez do Programa Eletrônico de estabilidade (ESP) para os caminhões. Em 2002, estrearam na segunda geração do Actros o sistema de ajuda para partida em rampa (Hill holder) e o ABA.

Assistente ativo de frenagem

 Em 2006, o ABA abriu uma nova era para as tecnologias de assistência de segurança. Pela primeira vez, um caminhão conseguiu dar início a uma frenagem máxima até a parada total dentro dos limites do sistema. Nos anos seguintes, as funções do ABA foram expandidas sistematicamente.

Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz, o ABA está em sua quinta geração. Por meio de radar e câmeras, o ABA 5 identifica veículos à frente e também pedestres e objetos estáticos e móveis na via. Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. Assim, o ABA reduz o risco de colisões, assegurando uma drástica diminuição no volume de acidentes nas estradas, além de aumentar a disponibilidade do veículo.

Assistente de proteção lateral com função de frenagem autônoma

O assistente de proteção lateral (Sideguard Assist S1R), que já está disponível como item de série desde 2016 para muitos modelos do Actros, Arocs e Econic, é outro exemplo de papel pioneiro que a Daimler Truck desempenha no desenvolvimento de sistemas de segurança e assistência. Essa avançada tecnologia ajuda a evitar acidentes com pedestres e ciclistas.

Em junho de 2021, a Daimler Truck foi a primeira fabricante a lançar o Active Sideguard Assist (ASGA). Esse sistema inovador não só consegue avisar o motorista da presença de ciclistas, motos ou pedestres em movimento, no lado do passageiro da frente, como também dá início a uma frenagem autônoma do veículo até a parada total, numa velocidade de virada de 20 km/h se o motorista deixar de reagir apropriadamente ao aviso acústico e visual. O ASGA consegue reconhecer a necessidade dessa intervenção de frenagem e evita da melhor maneira uma colisão em potencial.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Mais Histórias

Deixe um comentário

Você pode ter perdido

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br