22 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Maior produtividade

Conheça a tecnologia que elevou a produtividade de motoristas em duas companhias do segmento de bebidas. Solução Greenmile vem se mostrando essencial para o planejamento e otimização de rotas, ajudando varejistas e provedores de logística a reduzir custos com roteamento mais ágil e eficiente

O Grupo Descartes Systems, empresa global na união de negócios intensivos em logística no comércio, apresenta resultados do piloto GreenMile PRO, da Greenmile (companhia adquirida pela Descartes em 2021), sua plataforma baseada em nuvem voltada para a melhora do desempenho e da redução dos custos do last mile. Os números foram observados em dois clientes brasileiros do setor de bebidas.

Na primeira, foram analisadas 548 rotas realizadas, comparando-as com mais de 3 mil percursos históricos. A empresa observou ganho estimado equivalente a 3,4 quilômetros por rota, com uma redução de 7.4 p.p (planejamento e controle da produção).

O levantamento da Descartes mostra que, ao utilizar ferramentas tradicionais, houve desvio de quilômetro histórico de 19,8% com relação ao planejamento, o que representa 10,9 quilômetros por rota. Já para as empresas que adotaram a plataforma Greenmile, o desvio foi de 12,4%, significando 7,5 quilômetros por rota.

Para se ter uma ideia, antes da adoção da plataforma Greenmile, o desvio com relação a jornada de trabalho planejada chegou a 27,7%. O índice caiu para 21,7% com a tecnologia em nuvem, obtendo – 6 p.p. Com isso, a jornada de trabalho registrou queda de 5,8%, representando 29 minutos de redução diária por equipe. A aderência às sugestões da Greenmile subiu 68%, gerando potencial de economia de R$ 4,8 milhões por ano, para uma base de 750 veículos.

Na segunda empresa, foram analisados dados especificamente em uma unidade localizada no município de Maracanaú (CE). Na ocasião, o cliente contava com cerca de mil motoristas e 1500 ajudantes, que atuavam em média 560 mil horas mensais.

Segundo dados obtidos, houve 100% de rollout (adequação de projetos) da solução. Todos os motoristas da unidade foram capacitados e estão utilizando a ferramenta atualmente. O levantamento identificou uma média de 38 otimizações por rota, o que representa 2,3 vezes mais otimizações. Houve ainda 79% de aderência às sugestões de mudança de rota por parte dos motoristas.

A redução da jornada de trabalho na unidade foi de 18%, considerando o planejamento do concorrente, com média de 1h32min de diminuição. Comparando com as demais rotas executadas sem Greenmile PRO, houve 10,2% de queda, o que significa 50 minutos.

O ganho de produtividade foi de 14,6%, considerando o planejamento anterior. Em média, houve sete segundos de ganho por caixa entregue utilizando a solução. Ao comparar as rotas que utilizaram o serviço, foram utilizados 5 segundos a menos por caixa – uma elevação de 10,7% de produtividade. Comparando com as rotas anteriores, foi registrada redução de dispersão de 11% de quilometragem.

 A solução Greenmile da Descartes vem se mostrando essencial para o planejamento e otimização de rotas, ajudando marcas, varejistas e provedores de logística a reduzir custos com roteamento mais ágil e eficiente, além de melhorar o gerenciamento de recursos da frota. Ela possibilita ainda mais capacidade de entrega e torna o processo mais sustentável por meio da redução de sua pegada de CO2.

A tecnologia conta com recursos de modelagem de rota que permitem que as empresas entendam e otimizem suas estratégias de entrega e atendimento ao cliente antes de executá-las. O aplicativo móvel da Descartes auxilia os motoristas a realizarem suas rotas diárias, mantendo os gerentes informados sobre o andamento e fornecendo o tempo estimado de chegada com precisão para notificar os clientes sobre as entregas. Paralelamente, os recursos de prova de entrega (POD) oferecem suporte à excelência no atendimento ao cliente e à precisão do pedido por meio de comunicação móvel em tempo real.

 “A GreenMile busca investir em um conjunto amplo de capacidades que ajudam nossos consumidores de diversas verticais de indústria a resolver seus desafios de last mile”, afirma Erick Martins Solutions Consultant da Descartes. Ele prossegue lembrando que a GreenMile construiu um grande negócio ao focar em desafios únicos enfrentados pelas companhias de distribuição de alimentos e bebidas no varejo.

“Nossa tecnologia é hoje utilizada por motoristas de todo o mundo, com o objetivo de aprimorar a produtividade e prover visibilidade da entrega em tempo real para melhorar o serviço ao consumidor. Estamos felizes por levar soluções de ponta para o mercado brasileiro”, conclui.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br