20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Prontu mais pronta

Prontu Alimentos aumenta entregas diárias em 20% com soluções da MáximaTech. Empresa de distribuição de alimentos adquiriu duas soluções da companhia de tecnologia que permitem o monitoramento completo de entregas

A Prontu Alimentos, distribuidora de alimentos que atua no interior da Bahia, aumentou suas entregas diárias em 20% após adotar duas soluções de logística da MáximaTech, empresa de tecnologia especializada na cadeia de abastecimento e que faz parte do Grupo MáximaTech.

A distribuidora enfrentava dificuldades na hora de realizar suas entregas, pois não conseguia acompanhar toda a operação. Isso porque, sem o apoio tecnológico, não era possível saber como as entregas eram feitas e não havia nenhum tipo de monitoramento das rotas traçadas.

Além disso, não havia um sistema que centralizasse todas as informações do processo logístico, ou seja, não existia transparência e organização da etapa de montagem da carga, criação de rotas e acompanhamento das entregas. Com isso, era um desafio conseguir manejar os problemas que envolviam a logística e controlar o andamento dos romaneios, assim como a satisfação dos clientes.

“A partir do momento em que o motorista saía do portão, não tínhamos mais controle, ou seja, não sabíamos se ele fazia o trabalho certo”, conta o gerente de TI da Prontu, Alexandre Vinicius.

Após a implantação dos sistemas maxMotorista e maxRoteirizador, que auxiliam a logística de entrega, possibilitando agilidade de processos e permitindo o acompanhamento das informações dos motoristas em tempo real, a empresa aumentou a quantidade de entregas diárias.

As soluções permitem que a distribuidora faça montagens automáticas de carga, rotas dinâmicas de entrega a partir do melhor custo-benefício, previsão de custo por rota, controle de check-in e check-out do motorista, gerenciamento de devoluções e todo o monitoramento dos status das entregas em tempo real.

“Além do aumento nas entregas, foi possível reduzir a quantidade de erros na operação e conseguimos diminuir o índice de devoluções de mercadorias em 2%”, compartilha o gerente de logística da Prontu Alimentos, Fábio Costa.

 De acordo com Bruno Simião, gerente de produto da MáximaTech, investir e cuidar da logística de uma empresa é fundamental para entregar um bom serviço, reduzir os custos e aumentar a satisfação dos clientes. “Dar atenção para a logística significa possibilitar o crescimento geral da empresa, melhorando a fidelização de clientes, simplificando a rotina dos motoristas e analistas e gerando pontos de economia”, finaliza Simão.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br