Log-In e o Mercosul
5 min readLog-In Logística Intermodal completa 22 anos de atuação no Mercosul. Companhia apresentou crescimento de 50% no volume movimentado na região entre os meses de janeiro e setembro deste ano
A Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e longo curso, acaba de completar 22 anos de atuação no Mercosul. Atualmente, a companhia conta com um serviço focado no trade Brasil-Argentina, além de uma rota complementar para Assunção, no Paraguai. Na Argentina, por meio do serviço Atlântico Sul, a companhia conta com escala semanal no porto de Buenos Aires (TRP) e quinzenal em La Plata (TecPlata).
Com base em um planejamento estratégico, a empresa vem investindo neste tráfego, ampliando sua participação e atendendo a uma vasta cartela de clientes dos mais variados segmentos da indústria. No trecho Brasil-Argentina, são transportados, sobretudo, produtos como: alimentos, polímeros, cobre, pneus, peças automotivas e eletrodomésticos.
De acordo com dados da ComexStat, em 2020, a Argentina ocupou a terceira posição entre os países em que o Brasil mais exportou, atrás apenas de China e Estados Unidos, com cerca de US$ 8,5 bilhões. Com relação às importações, a ordem de parceiros é a mesma, com a Argentina ocupando novamente a terceira posição, com um volume de US$ 10,6 bilhões. Atualmente, a Log-In é a principal armadora na movimentação de cargas entre os dois países.
Com crescimento de 25% no volume movimentado em comparação ao terceiro trimestre de 2021 (3T21) e de 50% se comparado aos meses de janeiro a setembro (9M21), o Mercosul exerce papel crucial para a consolidação dos resultados financeiros e operacionais da empresa. No último trimestre, entre os meses de julho e setembro (3T22), a Receita Operacional Líquida (ROL) do serviço de Navegação Costeira atingiu a marca de R$ 304,2 milhões, enquanto que o EBITDA foi de R$103,4 milhões.
O diretor comercial da Log-In, Felipe Gurgel explica que a expressiva participação da companhia nesta região deve-se, especialmente, aos investimentos direcionados aos serviços prestados ao trade. “Ao longo destes 22 anos construímos uma atuação bastante sólida no Mercosul. A entrada de novos clientes, transporte de cargas diversas e com alto grau de rentabilidade, bem como a celebração de contratos de longo prazo, corroboram para a melhoria do nível de serviço na região”, conta Gurgel.
Atuação de mais de duas décadas
A história da Log-In com a Argentina é antiga e teve início quando a companhia ainda era uma divisão de navegação da Vale. Desde então, a empresa seguiu investindo fortemente na ampliação de negócios para a região.
Em 2006, a empresa inaugurou um escritório próprio no país, que conta com um time de profissionais que atua diretamente para a expansão dos negócios e no atendimento de assuntos relacionados ao Mercosul.
“Nossa equipe possui grande conhecimento sobre este mercado e contribui diretamente para tomadas de decisão mais assertivas, apoiando clientes e parceiros a escolherem as melhores opções logísticas, além de estarem atentos às oportunidades de negócios na região”, ressalta Gurgel.
A Log-In oferece ainda um serviço exclusivo no país, sendo o único operador logístico que atraca com regularidade no terminal TecPlata, no Porto de La Plata. A atuação tem sido uma alternativa para estimular e potencializar a competitividade de importadores e exportadores, segundo Gurgel.
Operação 3PL
Em 2021, com o intuito de diversificar sua cartela de serviços no Mercosul, a Log-In passou a oferecer soluções customizadas, também conhecidas como 3PL. De acordo com Gurgel, trata-se de uma modalidade em que parte da cadeia logística é terceirizada para um operador logístico.
Neste sentido, um dos principais e mais recentes contratos firmados neste modelo trata-se da movimentação de produtos químicos saindo da Argentina, em direção ao Brasil, em que a Log-In é o único operador de toda cadeia logística, conforme cita Gurgel. “Esta operação é realizada a partir de uma parceria com nosso escritório em Buenos Aires, unindo os navios porta-contêineres e o terminal intermodal de Itajaí, em Santa Catarina. Tem se mostrado uma excelente oportunidade para demonstrar aos nossos clientes o trabalho da Log-In com soluções logísticas customizadas e não apenas como uma empresa de navegação”, comenta o executivo.
A ação conta com saídas do porto argentino de TecPlata, com destino ao Porto de Itajaí (SC). A carga é transferida então para o terminal intermodal da Log-In, em Itajaí, armazenada e, posteriormente, entregue por um caminhão aos clientes nas regiões Sul e Sudeste, enquanto outra parte é destinada, via cabotagem, ao Nordeste.
Rota no Paraguai
Além da forte atuação na Argentina, a Log-In ampliou, nos últimos dois anos, seu serviço de Navegação Costeira e passou a atender o Porto de Assunção, no Paraguai. A linha visa solucionar as demandas dos principais portos do Brasil, possibilitando o transporte de produtos de Manaus à Assunção.
O gerente regional da Log-In no Mercosul, Marcelo de Oliveira, explica que Buenos Aires atua como porto de conexão para carga em contêineres dos navios da Log-In para embarcações menores nas travessias via Rio Paraná, por meio de parceria com um armador da região responsável por operar o trecho Assunção x Buenos Aires x Assunção. “Assim como na Argentina, enxergamos o Paraguai como ponto estratégico para potencializar os negócios da Log-In. Esperamos que nos próximos anos possamos expandir e solidificar ainda mais a nossa atuação no país”, observa Oliveira.
Ao longo dos últimos 22 anos, a Log-In Logística Intermodal intensificou o nível de serviço para garantir mais qualidade e competitividade no mercado sul-americano. Oliveira afirma que a companhia pretende seguir investindo em novas parcerias no Mercosul. “Priorizamos a experiência do cliente ofertando novos modelos de negócios, serviços personalizados e máxima eficiência no transporte intermodal. Por isso, contamos com um alto nível de credibilidade na região, sobretudo na Argentina, que confia em nossa expertise. Agora, o nosso objetivo é seguir contribuindo para os negócios da região, por meio de uma cadeia logística eficiente e inovadora”, finaliza.
Log-In
A Log-In Logística Intermodal oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação de cabotagem integrada a outros modais e serviços, conectando, por mar e terra, o Brasil e o Mercosul.
Atualmente, a empresa possui uma frota própria de sete navios porta-contêineres com capacidade total de 18.050 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares, integrando os principais portos do país à Argentina e ao Paraguai. Recentemente, a companhia anunciou a aquisição de dois novos navios que estão em construção em estaleiro chinês. A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha, localizado no Porto de Vitória (ES), além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas. Há também a recém adquirida Tecmar Transportes trazendo sinergia no transporte rodoviário e integração entre modais.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br