20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Viação São Luiz renovando  

Mercedes-Benz vende 60 ônibus para operação de fretamento da empresa em Minas Gerais. Chassis dos modelos OF 1721, OF 1724 e LO 916 vão atuar no transporte de funcionários de empresas mineradoras, como a CSN

Um total de 60 ônibus Mercedes-Benz entrará em operação neste mês de setembro em Minas Gerais na frota da Viação São Luiz. Os veículos adquiridos pela empresa de Conselheiro Lafaiete serão destinados para o serviço de fretamento de empresas como a CSN, no segmento de mineração, e vão percorrer municípios mineiros como Ouro Branco, Ouro Preto, Congonhas, Itabirito, Conselheiro Lafaiete, Carandaí, Entre Rios, Belo Vale, Jeceaba, Mariana e Belo Horizonte, em operações de transporte de funcionários a todo o momento, 24 horas por dia e sete dias por semana.

A Viação São Luiz, cliente tradicional da Mercedes-Benz do Brasil desde 2003, adquiriu 40 unidades do modelo OF 1721, outras 10 do OF 1724 e 10 do micro-ônibus LO 916. Todos os chassis foram comercializados pelo concessionário Minasmáquinas e são para renovação de frota, mantendo assim uma parceria de quase 20 anos com a marca no mercado mineiro. Somente no ano passado, outros 66 chassis de ônibus foram adquiridos pela empresa.

“É com muita satisfação que seguimos fornecendo chassis de ônibus Mercedes-Benz para a Viação São Luiz, empresa que sempre demonstra preferência por nossos veículos na aquisição de novos produtos”, diz Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Clientes de longa data, a empresa está firme em seu propósito constante de renovação de frota todos os anos e nós, certamente, estaremos junto com eles nesse compromisso”.

A empresa mineira tem uma longa história de mais de 60 anos no segmento de transporte de passageiros no estado, mas foi somente no início dos anos 2000 que Vander Odilon Ferreira, hoje diretor da Viação São Luiz, assumiu os negócios. Até então, a empresa contava com apenas três veículos na frota, todos Mercedes-Benz. A partir de 2005, teve início um processo de ampliação e renovação de frota, desenvolvendo, assim, a empresa que passou a crescer no mercado e seguiu sempre comprando ônibus da marca.

“Para nós, os produtos da Mercedes-Benz sempre foram referência no segmento de ônibus”, diz Vander. “Os chassis da marca atendem muito bem às necessidades de nossa empresa na aplicação de fretamento. Além disso, apresentam fácil manutenção e uma melhor colocação de revenda no mercado”. Ele também ressalta a importância de reposição de peças da marca e o relacionamento que ele tem com a Mercedes-Benz.

A Viação São Luiz é uma das empresas líderes em transporte de passageiros em Minas Gerais, atuando em linhas intermunicipais e no serviço de fretamento para empresas como CSN, Mascarenhas Barbosa Roscoe Construções, CRA, CBSI, Paranasa e Cardan Engenharia. Além disso, também atua com contrato de locação de veículos e turismo.

Desde 1969, a Viação São Luiz também marca presença no transporte rodoviário intermunicipal e estadual de passageiros, operando em linhas permissionárias e de concessões regulares do DER/MG, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais.

Nos últimos 10 anos, vem investindo fortemente no segmento de fretamento, se consolidando como uma das melhores empresas deste segmento na região, sempre à frente das necessidades de seus clientes, com uma frota atualizada e equipes treinadas.

Liderança

A Mercedes-Benz ocupa posição de destaque nas vendas de ônibus no Brasil para fretamento. Em 2021, foram emplacadas 1.470 unidades da marca para este subsegmento de rodoviários, com 64% de participação e liderança de mercado.

“Isso se deve ao fretamento contínuo das empresas que, para se adequar às medidas de segurança em relação à Covid-19, tiveram que aumentar o número de ônibus a fim de reduzir a quantidade de pessoas por veículo, garantindo assim o distanciamento dos funcionários”, diz Walter Barbosa.

“Mas é importante destacar que o crescimento do segmento veio também de demandas de setores da nossa economia que vêm apresentando uma boa performance nos últimos anos, como mineração, agronegócio, energia, celulose e papel, saúde, construção, tecnologia e serviços”,  acrescenta o executivo da montadora.

Entre janeiro e agosto deste ano, foram emplacados 381 ônibus Mercedes-Benz para fretamento, com mais de 40% de participação de mercado, seguindo como marca líder desse subsegmento. “Com a perspectiva de retomada da economia, muitos funcionários estão retomando o trabalho presencial, trocando o home-office pelo office”, diz Walter Barbosa. “Nossa expectativa é que isso aqueça as vendas de ônibus no restante de 2022 para clientes que operam com fretamento”, finaliza.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br