20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Logística da Printi

Gráfica ganha agilidade e capacidade de monitoramento em tempo real com a Senior Sistemas. As melhorias também chegaram no cliente final, que tiveram uma redução de 5% no custo do frete

A Printi, gráfica online focada em materiais personalizados, pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil, fechou em janeiro de 2021 uma parceria com a Senior Sistemas, empresa referência em softwares para gestão de empresas, com o intuito de implantar um novo sistema que possibilitasse à gráfica um controle mais eficiente e monitoramento da operação de toda sua malha logística. Após pouco mais de um ano, o resultado é animador.

Com o objetivo de realizar entregas no menor tempo possível para seus clientes, a Printi precisa contar com transportadoras confiáveis e que atendam aos seus rigorosos requisitos. O novo sistema de gerenciamento de transporte (TMS, na sigla em inglês) da Senior Sistemas permitiu que a empresa diminuísse de 45 para sete dias o tempo necessário para cadastrar novas parceiras em sua malha logística.

A Printi também ganhou em visibilidade com o monitoramento em tempo real das ocorrências de entregas das transportadoras, possibilitando uma atuação antecipada para resolver qualquer tipo de problema.

“A implantação do TMS da Senior Sistemas nos trouxe muita autonomia, agilidade e flexibilidade na manutenção do cadastro e parâmetros das transportadoras, que são fundamentais para termos um processo integrado da nossa logística de entrega”, conta Fábio Carvalho, Diretor de Supply Chain da Printi. “Através dele, tivemos um ganho no nível de serviço para nossos clientes, e ao mesmo tempo, otimização dos nossos custos e maior gestão de um processo tão complexo quanto o de administração de parceiros logísticos”, acrescenta Fábio.

As melhorias também chegaram no cliente final, com uma redução de 5% no custo do frete graças à consolidação dos pedidos pelo TMS, e que também foram afetados pela capacidade da Printi de monitorar sua malha de entregas e se antecipar às ocorrências, fazendo com que a gráfica alcançasse o indicador de 97% dos pedidos entregues dentro do prazo.

No Brasil, as operações de transporte são as etapas mais críticas do processo de entrega e também as que representam o maior custo. O head de logística da Senior, Anderson Benetti, explica que com o TMS da Senior é possível planejar, executar e acompanhar cada etapa da operação, inclusive saber se ela está sendo rentável ou não.

“Através do uso do sistema de gestão de transporte da Senior com algoritmos inteligentes, a empresa ganha mais produtividade e garante um melhor controle sobre a performance de entrega acordada”, destaca.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br