20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Domínio na Copa Truck

Actros vence três das quatro primeiras corridas da Copa Truck 2022. Campeão do ano passado, veículo mantém competitividade na nova temporada da maior prova automobilística de caminhões da América Latina

Reafirmando sua força, excelente performance e confiabilidade nas pistas de corrida, o Mercedes-Benz Actros, campeão da Copa Truck em 2021, começou com tudo a temporada 2022: nas quatro primeiras corridas do ano, realizadas em Santa Cruz do Sul (RS) neste final de semana, três foram vencidas pelo bruto da estrela de três pontas.

Nova parceira da Mercedes-Benz, a equipe ASG Motorsport estreou assim com pé direito, conquistando duas vitórias com Wellington Cirino (#6) e uma com Roberval Andrade (#15). No sábado, 12 de março, Cirino venceu a corrida 1, com Roberval em 4º lugar. Na corrida 2, Cirino chegou em quarto e Roberval em 17º, após um incidente com vários caminhões.

No domingo, 13 de março, na corrida 1, Roberval conquistou sua primeira vitória no ano, com Cirino em 5º. Na corrida 2, Cirino alcançou nova vitória, enquanto Roberval teve de abandonar a prova.

“Meu caminhão ficou destruído num choque com outros dois caminhões na segunda corrida do sábado. Achei que não conseguiríamos recuperá-lo para o domingo”, relata Roberval Andrade.

“Porém, graças à total dedicação e esforço do nosso time, com o apoio da Gaúcho Diesel, concessionário Mercedes-Benz de Santa Cruz do Sul e de todos os parceiros que se mobilizaram em solidariedade, meu Actros estava totalmente apto para o domingo, tanto que venci a primeira corrida do dia. Agradeço a todos por esse admirável espírito de equipe”, completou Roberval.

Com os resultados do fim de semana, Cirino é um dos líderes da competição, com 67 pontos e Roberval o 8º, com 38 pontos. A Mercedes-Benz é a segunda colocada entre as marcas, com 126 pontos.

“A Copa Truck começou com tudo este ano. As quatro corridas de Santa Cruz do Sul foram bem disputadas, com muita emoção e adrenalina na briga por posição o tempo todo”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

“Nosso Actros mostrou, mais uma vez, que vai ser um dos protagonistas de um campeonato que prenuncia alta competitividade este ano, como, aliás, já havia ocorrido em 2021. Parabéns à equipe ASG e ao Cirino e ao Roberval pelas três vitórias em quatro corridas”, declarou Jefferson.

A próxima etapa da Copa Truck 2022, com duas corridas, será realizada no dia 1º de maio no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Capitaneada por Roberval Andrade (#15), campeão da Copa Truck em 2018, a equipe ASG conta com Wellington Cirino (#6), Jaidson Zini (#25), Glauco Barros (#43) e Daniel Kelemen (#45). Glauco e Daniel disputam a Super Truck, categoria dos iniciantes na competição.

“Além do excelente resultado na pista, quero destacar o compromisso da ASG Motorsport de levar para a Copa Truck os princípios ESG de compatibilidade ambiental, responsabilidade social e boa governança na gestão da equipe e nas ações ligadas à competição”, Rodrigo Machado, gestor da equipe. “Estamos mais motivados ainda porque a Mercedes-Benz, nosso parceiro, também utiliza esses conceitos em seu dia a dia. Assim, atuamos juntos para um mundo mais sustentável”.

Novo visual

Uma grande atração na Copa Truck 2022 é o novo visual dos caminhões Actros de Roberval Andrade e Wellington Cirino. O design segue as mesmas linhas de estilo e cores dos carros da Mercedes-AMG Petronas da Fórmula-1 deste ano.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam os dois pilotos, destacam-se o FleetBoard, Peças Genuínas, Renov, Alliance, Mercedes Club, Movimento “A Voz Delas” e SelecTrucks, além do consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da engenharia da empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Na Copa Truck 2022, a Mercedes-Benz também apoia, individualmente, o piloto Danilo Dirani (#28), da PP Motorsport, por meio do fornecimento de peças.

1.250 cavalos

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga.

O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br