3 de maio de 2024

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Novo DAF CF semipesado

DAF apresenta o novo CF semipesado. Caminhão vem com motor Paccar GR-7, de 6,7 litros, e a cabine, segundo a montadora, é a maior e mais confortável da categoria. Voltado para o segmento de distribuição, possui versões 6×2 e 8×2 com motores com 280cv e 300cv de potência

Em coletiva online com a imprensa a DAF apresentou o novo CF semipesado. O caminhão vem com motor Paccar GR-7, de 6,7 litros, e a cabine, segundo a montadora, é a maior e mais confortável da categoria. Voltado para o segmento de distribuição, possui versões 6×2 e 8×2 com motores com 280cv e 300cv de potência. O novo CF foi desenvolvido com o objetivo de oferecer um padrão superior de conforto, qualidade e eficiência para o motorista.

Os modelos com chassi rígido, na versão 6×2 (com Peso Bruto Total – PBT – de 23 toneladas) e 8×2 (com PBT de 29 toneladas), ampliam a atuação da montadora holandesa no segmento de semipesados. Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, o caminhão chega nas concessionárias da marca a partir de fevereiro.

O modelo foi especialmente desenvolvido para atender ao setor de distribuição, oferecendo cabine confortável, muita robustez, alto desempenho e baixo consumo de combustível. O novo CF tem como público-alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores, com foco na distribuição de até 35 toneladas.

“Este é mais um caminhão projetado com a excelência da DAF Caminhões Brasil. Estamos oferecendo um salto significativo de qualidade no segmento. O Novo CF chega ao mercado brasileiro elevando o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Além disso, é um caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício. Estamos muito felizes em apresentar o Novo CF”, explica Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil.

Motor

O novo motor Paccar GR-7, desenvolvido especialmente para este modelo, possui 6,7 litros, com seis cilindros, e está disponível em duas versões: com 280cv de potência e 950Nm de torque, e 300cv e torque de 1.000Nm. A curva de torque é plana durante toda a faixa verde do mostrador no painel de instrumentos.

O propulsor é equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para um consumo mais eficiente de combustível, redução de ruídos e menor emissão de gases poluentes. O modelo utiliza o sistema de freio motor do tipo borboleta, com 224cv de potência.

Transmissão

O novo CF conta com a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas. Com isso, é possível atingir maior conforto ao dirigir, padronização da condução, redução do tempo de manutenção e aumento da segurança.

Eixos

O novo caminhão vem com novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, com design simples e robusto, que auxilia na redução do consumo de combustível e no baixo custo operacional, devido ao menor índice de manutenção. Possui, também, eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.

Tanque e pneu

 O tanque de combustível, com capacidade para 650 litros de diesel, e o tanque Arla 32, de 42 litros – que contribui para reduzir as emissões de gases poluentes – são confeccionados em plástico de alta resistência, o que auxilia na redução de peso do veículo. O caminhão possui de série a medida de pneu 275/80 R22,5 e, como opcional, o pneu 295/80 R22,5.

Conforto

O novo DAF CF, segundo a montadora, proporciona ao motorista muito conforto e possui o maior espaço interno da categoria. O caminhão é comercializado com três opções de cabine: Day, Sleeper e Space (a mais espaçosa da categoria).

A cabine Day é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6×2. É uma sugestão para uso diurno, com 1,60m de altura interna, e não dispõe de leito. A cabine Sleeper possui a mesma altura, mas vem com cama de 2,23m nas versões 6×2 e 8×2. Já a cabine Space, a maior da categoria, tem 2,23m de altura e 2,10m de comprimento e possui leito beliche com escada para acessar a cama superior. As cabines que possuem leito dispõem de colchões de alta qualidade, para um descanso de qualidade do motorista, e camas com medidas de 2045 x 680 mm.

“Desde o início do projeto do novo caminhão, a DAF Caminhões Brasil teve o compromisso de colocar o motorista em primeiro lugar. Toda a elaboração do projeto foi pensada para que o motorista trabalhe com mais ergonomia e conforto. Isso vai proporcionar a ele menos cansaço e contribuir para uma maior atenção ao volante, conduzindo o veículo de maneira mais eficiente e segura. É por isso que o Novo CF chega ao mercado como o mais confortável da categoria”, informa Jarno Broeze, diretor de desenvolvimento de produto da DAF Caminhões Brasil.

O caminhão tem acabamento superior e prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança. As opções de bancos disponíveis, para motorista e passageiro, são outro destaque deste lançamento. As opções incluem regulagem de encosto, amortecedor pneumático com ajuste manual e até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e apoio para o braço.

Ainda oferece as cortinas blackout, para maior privacidade do motorista, tendo como opcional a cortina central, assim como a função maleiro. A iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais, com três níveis de regulagens.

Opcionais

O novo CF oferece como opcionais quebra sol verde translúcido com acabamento prateado; buzina pneumática de teto; faróis em led; faróis auxiliares com função cornering; aviso sonoro de marcha à ré; espelho de aproximação frontal; climatizador de teto; suporte fixo para estepe; airbag; rodas de alumínio e ar-condicionado com função auto.

O ar-condicionado é eficiente, inteligente e econômico ao resfriar a cabine na temperatura desejada rapidamente, e com a função Auto é capaz de manter uma temperatura agradável e estável dentro da cabine. Isso garante mais conforto ao motorista.

Mais um item de comodidade e praticidade é a geladeira interna, item opcional em todas as versões, com sistema elétrico projetado para um funcionamento otimizado e capacidade para 33 litros, permitindo o transporte de alimentos, bebidas ou medicamentos.

Tecnologia

No quesito tecnologia, conta com o assistente de performance do condutor, um item de série que mostra em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível. O painel de instrumentos é moderno, intuitivo e de fácil acesso pelos comandos do volante.

Crescimento em 2022

Além do lançamento do novo DAF CF com motor Paccar GR-7, a montadora holandesa projeta para 2022 novos investimentos e a expansão da marca pela América do Sul. Este novo caminhão é parte da estratégia da empresa de continuar crescendo no país e de expandir sua atuação por outros países da América do Sul a partir da fábrica em Ponta Grossa, no Paraná.

“O Brasil é um mercado potencial muito grande que vem apresentando uma evolução contínua, impulsionando as novas estratégias da companhia. Hoje, a DAF figura entre as principais marcas de caminhões pesados do país, com recordes consecutivos de emplacamentos e aumento contínuo da sua base de clientes. Em 2022, vamos continuar investindo no país e na fábrica de Ponta Grossa, visando melhorias para impulsionar ainda mais o crescimento da marca, a satisfação dos nossos clientes e, consequentemente, a participação no mercado nacional, mantendo o DNA de excelência e atendimento premium”, afirma Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.

Para os próximos passos da empresa, a DAF planeja mais investimentos na fábrica brasileira, direcionados à modernização e automação da linha de produção, visando o conceito da indústria 4.0.

Esta estratégia tem como objetivo aumentar a produção em 2022, para atender à crescente demanda dos consumidores. Para tanto, a empresa segue com foco na qualidade dos seus produtos, ampliando seus recursos na área de engenharia e testes de caminhões, e também na rigorosa seleção de novos fornecedores.

Mais um marco importante neste ano é o início das exportações para a América do Sul, a partir da fábrica em Ponta Grossa, de forma gradativa. Em dezembro de 2021, foi exportado para o Chile o primeiro caminhão DAF CF off-road. O Grupo Paccar, da qual a DAF faz parte, já está presente em países como Colômbia, Chile, Equador e Peru, com modelos DAF e Kenworth importados da Europa e do México. Com isso, ocorre também a expansão das operações da Paccar Parts, e ainda, do centro de distribuição para a América do Sul, acompanhando o início das exportações.

“Estamos com nossas expectativas elevadas para este ano, com movimentações que impactam diretamente de forma positiva as nossas operações no Brasil, solidificando ainda mais a trajetória de sucesso da empresa no país. Recentemente demos início às exportações pela fábrica de Ponta Grossa e agora apresentamos o novo DAF CF. Estamos muitos felizes e prontos para o crescimento da marca”, finaliza Lance Walters.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br