26 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Parceria DAF e Junker

Fabricante holandesa comprova o valor da retificação completa dos eixos comando de caminhões com a nova Jucam 6L. Os sistemas de medição em processo de alta precisão garantem um perfeito posicionamento radial e longitudinal

A retificação completa e eficaz de eixos comando DAF é obtida através de uma sofisticada interação de potentes motores lineares, sistemas de medição altamente precisos em processo e componentes de fácil acesso, com o conceito modular da nova plataforma Jucam 6L da Junker.

Os eixos comando retificados com precisão garantem que os motores de veículos comerciais funcionem de forma suave e contínua durante uma longa vida útil. “Com a Jucam 6L, eles são retificados de forma eficiente e altamente precisa numa única fixação. Os eixos comando são usados nas séries de motores a diesel de seis cilindros dos modelos XF e CF”, explica Wannes Bloemen, engenheiro de produção sênior da DAF em Eindhoven, Holanda.

Dois cabeçotes de retificação com quatro rebolos foram instalados na retificadora. O eixo comando é fixado entre as pontas, um arrastador integrado e uma castanha. Os sistemas de medição em processo de alta precisão garantem um perfeito posicionamento radial e longitudinal. Primeiro, os mancais são retificados e depois os cames da bomba, assim como os cames de entrada e saída. Não é necessária uma etapa adicional de rebarbamento dos elementos.

“A retificadora não cilíndrica externa garante a estabilidade do processo através da retificação em uma única fixação. A redução pela metade dos tempos de ciclo, ao mesmo tempo em que atende às tolerâncias, é um excelente resultado”, diz.

“A Jucam cativa com resultados de retificação precisos numa única fixação. A redução pela metade dos tempos de ciclo, ao mesmo tempo em que atende às tolerâncias, é um excelente resultado. As velocidades mais altas são alcançadas principalmente com os motores lineares instalados e as guias hidrostáticas comprovadas, assim como um sistema de refrigeração dos fluídos confiável”, diz Bloemen.

“A retificação completa elimina a necessidade de um novo carregamento e descarregamento. Dentro de um espectro de peças definido, a retificadora pode ser facilmente configurada sem necessidade de uma nova configuração mecânica”, acrescenta.

Segundo o engenheiro, as máximas qualidades em conformidade com todas as especificações de tolerância e a mais alta estabilidade de processo resultam numa retificação eficiente de eixos comando de caminhões.

“O projeto modular e ergonômico da retificadora e, portanto, a acessibilidade dos componentes é muito importante para nós, tais como as unidades modulares do sistema hidráulico e do sistema do fluído de refrigeração. A flexibilidade e a facilidade de manutenção associadas foram fatores decisivos na decisão de compra da DAF”.

Os sistemas de medição em processo instalados garantem um contorno exato do perfil, tanto nos elementos cilíndricos quanto nos não cilíndricos. Eles permitem que os dados fluam para o processo de retificação em tempo real. Mesmo os menores desvios são corrigidos imediatamente. A máquina Jucam funciona de forma totalmente automática em operação contínua. A retificadora de alta velocidade é carregada por um robô e a descarga é feita através de um portal.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br