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Mudança para crescer

Laurence Tataren, CEO da THX Log Tech

THX Log Tech, destaque na gestão logística e de transporte no Brasil, cresce 40%, em média, sem tem sequer um caminhão. Empresa deixou a atuação tradicional para virar uma companhia de tecnologia e quebrar barreiras no mercado com 1,4 milhão de operadoras atuantes

O Brasil conta, de acordo com a Econodata, com quase 1,4 milhão de empresas que atuam com transporte e logística para 4,2 milhões de brasileiros habilitados a dirigir caminhões e carretas, sendo que 2 milhões desses são estimados que trabalham como autônomos, empregados ou estão desempregados. E é em meio a esse cenário que a THX Log Tech vem ganhando espaço rapidamente.

A empresa que começou como uma operadora logística tradicional decidiu em 2017 mudar o jogo e desafiar o status quo do mercado, mudando seu slogan de “coletando negócios” para “foco obsessivo no cliente” e com isso trazer a tecnologia para o protagonismo da empresa. O resultado dessa decisão foi um crescimento médio de 40% nos últimos três anos e a perspectiva de revolucionar o mercado.

Com uma cultura que coloca o cliente no centro do negócio, Laurence Tataren, CEO da THX Log Tech, decidiu usar o desenvolvimento web como o seu aliado e trabalhar num processo de melhoria contínua para quebrar barreiras de tempo e eficiência. Atualmente, a sua empresa de gestão logística e de transporte tem em cada unidade de negócio um profissional dedicado a observar o comportamento e as necessidades do cliente e a partir daí encontrar uma solução tecnológica para cada desafio.

Com essa filosofia, a empresa de apenas 44 profissionais, que deve fechar este ano com um faturamento da ordem de R$ 35 milhões e sede na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, vem conseguindo crescer em média 40% ao ano, se destacar em seu setor de atuação sem ter um único caminhão sequer. E como isso é possível? Tataren é rápido na resposta: “nós nos especializamos na gestão de motoristas autônomos e na otimização de eficiência dos processos logísticos”.

São 56 mil caminhoneiros autônomos em sua base de contatos, mais 4 mil motoristas em 2024 e cerca de 300 agregados que carregam toda semana. “Por meio de um aplicativo simples e prático e inteligência artificial conseguimos rapidamente encontrar a alternativa mais eficaz para o cliente e para o motorista, isso faz com que todos fiquem felizes e nós conquistamos parceiros para continuar crescendo com consistência”, destaca Tataren.

O executivo destaca que “enquanto muitas empresas de logística e transporte reclamam das relações com os caminhoneiros, nós criamos um sistema que dá a ele a certeza de que o bom desempenho retorna em benefícios”. Segundo o CEO, a regra é clara: “recusou carga vai para o final da fila. Insistiu na postura, o profissional é retirado da base”. Todas as decisões são tomadas com base em dados.

A carteira de mais de 60 clientes com rotas para todos os cantos do Brasil vem crescendo a cada trimestre e o CEO prevê um crescimento ainda maior. “Hoje, estamos olhando para onde o mercado não está mirando. Deixamos de ser uma empresa de transporte para ser uma empresa de tecnologia. E aí está nosso segredo”, ressalta. “Estamos em um mercado muito pulverizado em que o principal ativo é o caminhoneiro e aprendemos a tratá-lo com respeito e consideração”.

Próximos passos

A “onda” da entrega rápida advinda das vendas online promoveu alteração nesse mercado e “muitos operadores não conseguirão sobreviver a tudo que está por vir nos próximos três anos”, complementa. Hoje, quase 100% de sua operação está pautada na demanda da indústria manufatureira, mas isso provavelmente não durará muito, de acordo com Tataren. “Queremos mais e as oportunidades existem aos montes nesse mercado. Vamos surpreender”, diz.

Para suportar essa movimentação diferenciada em um mercado conservador, a empresa vem realizando um processo de governança corporativa para assim criar cada vez mais robustez operacional.

Quem cuida dessa estruturação é a XR Advisor, um fundo de private equity, que traçou movimentos arrojados, que incluem não só a expansão da empresa, mas também possíveis aquisições. Segundo o Presidente do Conselho da XR, Rodolfo Oliveira, “o mercado logístico reserva uma série de oportunidades a players dispostos a inovar e usar a tecnologia a seu favor. Nosso objetivo é unir nossa expertise em governança com a força empreendedora e inovadora da empresa para promover um crescimento substancial”.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

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