Prêmio inovação
Mercedes-Benz e Grunner conquistam o Truck Innovation Award Latin America 2025. Prêmio de inovação foi dado à Smart Machine da Grunner, que utiliza caminhões semiautônomos Mercedes-Benz na colheita da cana-de-açúcar e outras atividades no campo
A Mercedes-Benz do Brasil e a Grunner acabam de conquistar uma inédita premiação. Os parceiros venceram a 1ª edição do Truck Innovation Award Latin America 2025, destacando-se pela Smart Machine da Grunner que utiliza caminhões semiautônomos Mercedes-Benz na colheita da cana-de-açúcar e outras atividades no campo.
Esta premiação faz parte da organização International Truck of The Year (IToY), que busca promover inovações das engenharias latino-americanas. Para a escolha dos veículos vencedores foram convidados jornalistas com credibilidade e experiência em cobertura da indústria de caminhões do Brasil. A Smart Machine da Grunner recebeu 11 votos de 20 possíveis.
“Já são cinco anos de parceria com a Grunner e os números de mercado comprovam que estamos no caminho certo. A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos já em operação no Brasil. São mais de 1.100 unidades em circulação das Smart Machines da Grunner na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo”, destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”.
Com a essa tecnologia de automação, as vantagens do uso de caminhão são impactantes: 50% de redução no consumo de combustível, 40% menos uso de lubrificantes e 30% de redução dos custos com manutenção e peças, quando comparado com um trator tradicional na mesma atividade. Além disso, o caminhão pode voltar a ser de uso convencional e ter maior valor de revenda.
Visando atender às mais diversas demandas dos clientes e seguindo as tendências de mercado, a Mercedes-Benz do Brasil se consolida como líder em tecnologias de automação para caminhões em ambientes controlados.
“Atualmente, além do caminhão semiautônomo da Grunner, temos o Atego autônomo junto com a startup Lume Robotics que opera, com sucesso, na logística interna e em operações confinadas da Ypê, indústria de produtos de higiene e limpeza”, diz Jefferson Ferrarez. “Além disso, já oferecemos a solução de caminhões por rádio controle para operações robustas e seguras em áreas de difícil acesso”.
Novidade entre as tecnologias de automação de caminhões oferecidas pela Mercedes-Benz, o rádio controle é uma solução robusta para que os veículos atuem com eficiência operacional e segurança em atividades extremas ou em áreas de difícil acesso, como a mineração, a construção civil e operações subterrâneas.
O uso do rádio controle pode ser feito por meio de um joystick, com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica, ou dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança.
De acordo com o executivo, esses avanços reforçam o posicionamento da Empresa como a que mais investe nessas tecnologias. “Como resultado, nossa marca tornou-se referência no mercado, ocupando posição de liderança em soluções de automação para caminhões no Brasil”.
As tecnologias de automação da marca estão disponíveis para todos os caminhões Mercedes-Benz BlueTec 6 (famílias Accelo, Atego, Actros e Arocs), tanto os semiautônomos e autônomos, quanto as operações via rádio controle. O Centro de Customização da própria empresa é quem prepara os veículos para as necessidades dos clientes, porque cada demanda é única e exige a solução específica.
Os caminhões autônomos e rádio controlados oferecem vários benefícios aos clientes. A começar pela eficiência operacional, com maior produtividade, conforto e redução do consumo de combustível, devido ao controle da velocidade e menos exigência do motor. Outras importantes vantagens são a redução de custos com manutenção, além da facilidade na integração de sistemas logísticos do cliente.
“A segurança é outro ponto fundamental dessa solução, que traz redução de acidentes ocasionados por rotina repetitiva, minimização de trabalho em ambientes insalubres e redução de fadiga”, diz Jefferson Ferrarez. “O meio ambiente também agradece, porque a operação controlada, além de reduzir o consumo, reduz também às emissões de poluentes como o CO2, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”.
Três soluções de tecnologias de automação para os clientes
Por meio, então, de três soluções distintas aos clientes – caminhão semiautônomo, caminhão autônomo e rádio controle, todos para ambientes controlados – a Mercedes-Benz oferece uma infinidade de aplicações no Brasil, atendendo setores como os do agronegócio, mineração, logística e indústria, com possibilidade também em grandes obras da construção civil, operações subterrâneas, portos e muito mais.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br