CARGAS

O site dos transportes

Prêmio inovação

A MAN foi homenageada com o Truck Innovation Award 2025 durante o Salão Internacional de Transporte de Hannover. O caminhão de combustão movido a hidrogênio MAN hTGX ganhou o prêmio do júri ITOY. O veículo complementa o portfólio elétrico da montadora movido a bateria como um veículo com emissão zero

O caminhão de combustão a hidrogênio MAN hTGX ganhou o Truck Innovation Award 2025. Frederik Zohm, membro do conselho executivo de Investigação e desenvolvimento da MAN Truck & Bus, recebeu o prestigiado prêmio durante o dia da imprensa durante o Salão Internacional de Transporte de Hannover, na Alemanha. A montadora será o primeiro fabricante europeu de caminhões a criar uma pequena série com combustão de hidrogênio.

“Estamos particularmente satisfeitos por receber o prêmio do júri IToY. Com este caminhão estamos a oferecer uma adição útil aos nossos veículos elétricos a bateria, completando assim o nosso portfólio de produtos com emissões zero para mercados especiais e aplicações pesadas. Ao ser classificado como um “veículo com emissões zero”, o hTGX dá um importante contributo para a descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias”, explica o Frederik Zohm.

Esta é a terceira vez que a MAN Truck & Bus ganha o Truck Innovation Award. Ainda em 2024, o fabricante de veículos comerciais recebeu o prêmio pelos seus projetos de investigação e desenvolvimento na área da condução autônoma para os projetos ANITA e ATLAS-L4. Em 2019, o veículo automatizado de proteção de canteiros de obras AFAS ganhou o cobiçado prêmio da indústria logo em seu primeiro ano.

Durante um teste de estrada em Saalfelden, na Áustria, os jornalistas do IToY elogiaram o desempenho e o comportamento semelhante ao diesel do MAN hTGX, que é alcançado pelo motor a hidrogênio em linha MAN H4576 de 16,8 litros e seis cilindros. O júri também elogiou o equilíbrio quase zero do caminhão pesado, a autonomia de cerca de 600 quilômetros possibilitada pelo tanque de pressão de hidrogênio de 700 bar com capacidade de 56 quilos e o sistema simplificado de pós-tratamento dos gases de escape.

A pequena série, inicialmente planeada com cerca de 200 unidades, será entregue a clientes na Alemanha, Holanda, Noruega, Islândia e países não europeus selecionados já em 2025.

O MAN hTGX oferece uma variante alternativa de transmissão com emissões zero para veículos especiais. aplicações, por exemplo, para o transporte de mercadorias pesadas – como na construção, transporte de tanques ou transporte de madeira. O hTGX também pode ser uma alternativa aos caminhões elétricos a bateria para utilização em áreas sem infra-estruturas de carregamento adequadas ou para mercados onde já esteja disponível hidrogênio suficiente. 

O veículo estará disponível em configurações de eixo 6×2 e 6×4, permitindo uma elevada carga útil e autonomias máximas de até 600 quilômetros. O motor de combustão a hidrogênio H45 é baseado na comprovada unidade diesel D38 e será produzido na fábrica de motores e baterias em Nuremberg, Alemanha.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Mais Histórias

Você pode ter perdido

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br