16 de setembro de 2024

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ZF desenvolve e produz no Brasil nova linha de discos de embreagem. Produto desenvolvido pela engenharia brasileira passa a fazer parte do portfólio global da empresa para mercados da Europa e Ásia

Em um movimento estratégico para fortalecer sua produção local e atender às necessidades específicas do mercado brasileiro e global, a ZF anuncia a produção nacional da nova geração de discos de embreagem TD200, iniciada no segundo semestre deste ano. Inicialmente, os componentes atenderão o mercado de reposição e, até o final de 2024, a previsão é que já estejam disponíveis para as principais montadoras de veículos comerciais do Brasil e do mundo.

O lançamento destaca-se não apenas pela inovação tecnológica e maior poder de eliminar vibrações, mas também pelo compromisso da empresa com a sustentabilidade e a economia local, pois seu design foi elaborado considerando a remanufatura e o ciclo de vida do produto.

 Os novos discos de embreagem TD200 foram projetados para equipar ônibus e caminhões médios, oferecendo alto desempenho em aplicações severas.  Com diâmetros de 330mm até 395 mm, eles reúnem em um só produto todas as qualidades já conhecidas dos discos de embreagem da marca. Esses componentes substituem produtos novos de duas famílias, a TD188 e TD212, que permanecem sendo ofertadas na linha de remanufaturados. 

 De acordo com Silvio Furtado, vice-presidente das divisões de soluções para veículos comerciais e tecnologia industrial na ZF América do Sul, a unidade da ZF em São Bernardo do Campo, São Paulo, é responsável pela engenharia e desenvolvimento de tecnologias para embreagens leves e médias, além de ter a responsabilidade de possuir competência global na área de materiais de atrito. Por isso, os novos componentes desenvolvidos passam a integrar imediatamente o portfólio global da ZF para atender mercados da Europa e Ásia, a partir do Brasil.

 Entre as principais características dos discos de embreagem TD200 está a sua alta capacidade de atenuar as vibrações torcionais dos motores dos veículos. “Ao longo dos anos, desde a legislação Euro 1 até o Euro 6, os motores passaram por uma série de ajustes que os tornaram menos poluentes, porém com mais vibrações torcionais. O desafio então foi controlar essa irregularidade no movimento de rotação por meio de amortecedores torcionais, que além de possuir maior capacidade de atenuar vibrações, garante maior vida útil da transmissão e sua respectiva parametrização, já que hoje a eletrônica embarcada nas transmissões vem aumentando cada vez mais” explica Silvio.

 A baixa inércia foi outro ponto de destaque no projeto. Ela proporciona mais conforto ao motorista e menor desgaste a transmissão durante as trocas de marchas. No novo projeto, a ZF alcançou excelentes resultados na performance e que, além de trazer mais leveza para a peça, também possibilita a remanufatura. Essa característica reforça o compromisso da ZF com o meio ambiente e com a redução de impactos ambientais.

 A partir do novo design, a ZF reuniu características importantes em um único produto que estavam presentes nas famílias anteriores. “Com os novos discos de embreagem TD200 foi possível unir excelente custo-benefício, alto desempenho e baixa inércia”, afirma Furtado. “Foram muitas horas de simulações digitais, testes de bancada e de campo antes de partirmos para o protótipo, o que fez com que o processo todo tivesse uma validação completa. Isso garantiu um tipo construtivo com a rigidez necessária e estrutura sólida.

Entre os benefícios destacados estão o conforto nas partidas e trocas de marcha, além de um alto desempenho na atenuação de ruídos de transmissão, que são causados pelas vibrações torcionais dos motores. Este atributo, adicionalmente ao conforto acústico, contribui significativamente para a durabilidade dos componentes da transmissão. Além disso, a baixa inércia dos amortecedores proporciona trocas de marcha mais ágeis, beneficiando os anéis sincronizadores da transmissão.

 Os discos de embreagem TD200 são adequados para caminhões e ônibus com motores Euro 6 e compatíveis tanto para transmissões automatizadas como manuais, apresentando um design inovador que é ao mesmo tempo leve, compacto e robusto. Este design versátil se adequa a diversos tipos de volantes de motor, garantindo uma adaptação fácil e eficaz.

Bruno Castilho

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