5 de outubro de 2024

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Volvo FH 2025

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Caminhão chega com avanços em produtividade e evolução de recursos de inteligência artificial. Entre os destaques estão os retrovisores por câmeras, o leitor de placas de trânsito, o leitor de faixa de rodagem, evolução do I-See e o monitoramento dos pneus

Em linha com a visão zero acidentes, ideal de futuro da marca com seus veículos, a Volvo está introduzindo no Brasil diversos refinamentos em seus sistemas de segurança ativa, que ajudam a evitar acidentes. O Volvo FH 2025 traz como novidades a opção de retrovisores por câmeras, com importante ganho de visibilidade nas diversas situações de condução.

Outro destaque é o leitor de placas de trânsito que, por meio de inteligência artificial, identifica e alerta os sinais da estrada para o motorista realizar uma condução mais segura. O consagrado Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência foi aprimorado e ficou ainda mais rápido e preciso.

As novidades do Volvo FH foram recentemente apresentadas na Europa e já estão disponíveis na linha 2025, no Brasil e em toda a América Latina. “Nós temos uma visão abrangente da segurança. Desenvolvemos e aplicamos tecnologia de ponta para evitar acidentes e garantir a alta disponibilidade dos veículos”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Retrovisores por Câmeras

Os engenheiros da Volvo trabalham continuamente para ampliar a visibilidade do motorista. Isso resultou nos novos retrovisores por câmeras, item opcional na linha 2025. Associadas a monitores de alta resolução dentro da cabine, as câmeras têm lentes modernas e sofisticadas para oferecer uma visão ampla e nítida, alcançando uma área muito maior em torno do caminhão do que os espelhos tradicionais.

A refinada movimentação das câmeras produz uma enorme vantagem, pois elas se movem automaticamente para se ajustar e seguir o final do reboque, permitindo que o condutor tenha excelente visão tanto do seu lado como do lado do passageiro. Esse benefício é ainda maior para a segurança durante manobras, uma vez que a parte traseira da composição agora pode ser visualizada de uma forma como nenhum espelho ótico possibilitava anteriormente.

Outra vantagem das câmeras é uma excepcional visibilidade noturna, com uso de luz infravermelha. “As imagens ficam nítidas e cristalinas mesmo em condições de escuridão total, chuva ou neblina. Durante o dia, as câmeras representam o fim de eventuais ofuscamentos por reflexo dos espelhos tradicionais”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Lendo os sinais

Uma grande evolução do FH 2025 é o leitor de placas de trânsito, tecnologia que usa inteligência artificial para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança e conforto ao motorista.

“Evita que placas não vistas em momentos de distração resultem em excesso de velocidade e multas, por exemplo. Além disso, o sistema alerta para sinalização de outras situações de risco que poderiam passar desapercebidas. A Volvo é a primeira marca a oferecer esse sofisticado recurso em veículos pesados”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.

Outra evolução é no leitor de faixa de rodagem, que foi aprimorado e está mais sensível. Este sistema usa a câmera frontal para detectar a faixa e monitora o movimento do veículo. Se houver sinais de que o condutor está distraído ou cansado, ele é alertado para concentrar-se ou fazer uma pausa para descanso. Além disso, o suporte ativo de direção é acionado para fazer pequenas correções no volante e manter o veículo dentro da faixa.

Frenagem de emergência aprimorada

Mais um aprimoramento foi no alerta de colisão com frenagem de emergência. É uma tecnologia consagrada da Volvo que utiliza radares frontais e laterais, conjugados com uma câmera, para detectar veículos, ciclistas e pedestres à frente do caminhão, alertando o motorista. O sistema emite avisos visuais e sonoros e ativa uma frenagem de emergência caso haja risco iminente de colisão.

Houve avanço também com o sistema para evitar colisões laterais. A tecnologia reduz o risco de uma colisão com pedestres ou ciclistas quando o caminhão estiver fazendo uma curva. O sistema usa radares nas laterais para alertar o condutor e ativar frenagem automática, se necessário. Para aumentar ainda mais a segurança nas laterais, agora há sensores de ponto cego em ambos os lados, que monitoram a composição inteira, até o fim da carreta.

Tecnologias de segurança

Além das novidades da linha 2025, o Volvo FH mantém todos os tradicionais atributos de segurança que há anos caracterizam o modelo e determinaram novos padrões para toda a indústria de caminhões:

Freios eletrônicos EBS – garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo.

Piloto Automático Adaptativo – radar que monitora automaticamente a estrada, adaptando a distância do caminhão à do veículo à frente. A função Stop & Go reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando.

Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) – tecnologia que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios, atuando individualmente nos freios para reduzir a velocidade e endireitar a composição.

Piloto automático de descida – mantém a velocidade controlada mesmo em declives acentuados.

VEB+ – consagrado sistema de freio motor de alta performance da Volvo, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder.

Luzes de freio de emergência – piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás.

Cabines com célula de sobrevivência – projetadas para proteção máxima aos ocupantes, as cabines Volvo excedem largamente as exigências das normas de segurança da Europa.

Para-choque frontal anti-intrusão – dispositivo que evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais, facilitando operações de resgate.

Freios ABS – introduzidos pioneiramente em caminhões no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 1990. Impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.

Air Bag – bolsa que infla automaticamente no volante em colisões, minimizando ferimentos ao motorista. Presente na maioria dos pacotes de acabamento do Volvo FH.

Direção inteligente VDS – tecnologia que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista (opcional).

Detector de atenção – emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado (opcional).

Câmera de ponto cego – localizada abaixo do retrovisor ótico direito, permite visualização de toda a lateral do veículo no display secundário do painel (opcional).

Freio Anticanivete – sistema exclusivo Volvo, promove microfrenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento (opcional).

Mais novidades

Recém-lançados na Europa, os veículos chegam ao mercado latino-americano com grandes novidades que aumentam a produtividade e o conforto para o motorista, com benefícios também na economia de combustível.

A avançada conectividade da marca trouxe melhorias no I-See, tecnologia capaz de prever a estrada à frente. Agora, além de subidas e descidas, o sistema também se adianta às curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem. Os novos retrovisores por câmeras diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para uma sensível redução no consumo, além de aumentar o campo visual. Outra inovação é o monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, com indicações em tempo real ao motorista e gestores de frota.

“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, declara Alcides Cavalcanti. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do FMX.

A Volvo promoveu ainda alterações para aprimorar a aerodinâmica do caminhão e diminuir o impacto da resistência do ar. O caminhão também ficou mais bonito e com design mais moderno. Os projetistas desenvolveram uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência como no famoso letreiro Globetrotter. No painel frontal, a mundialmente conhecida logomarca Volvo ficou maior e mais visível.

Evolução no I-See

Mirando na constante necessidade do transportador de buscar mais eficiência e maior produtividade, a engenharia da Volvo introduziu um novo I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. No FH 2025, o dispositivo antecipa inclusive curvas e rotatórias.

“É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, destaca Valério. Introduzido pela marca no Brasil há mais de uma década, o I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para aprimorar o desempenho dos caminhões, conceito que aos poucos foi seguido por outros fabricantes. “Agora demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, assegura.

Monitoramento dos pneus

A nova linha 2025 do FH trouxe outra grande novidade em produtividade: o sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, ferramenta indispensável para veículos que percorrem longas jornadas diárias. Os novos sensores montados dentro dos aros são super eficazes e monitoram a pressão baixa e também a sobre pressão, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação. Com o novo sistema, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos.

“Vale ressaltar que pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. Portanto, o sistema de monitoramento traz um benefício adicional aos clientes”, afirma Valério. É possível ainda configurar valores-limites para alertas, dando mais segurança à operação. Os dados podem ser acompanhados também de forma remota pelos gestores de frota, através do Volvo Connect, plataforma de conectividade da Volvo.

Melhorias dentro da cabine

Outro aprimoramento do Volvo FH 2025 ocorreu dentro da cabine, com uma nova base para o banco do motorista. A novidade garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante. “O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas.

Também são novos e mais ergonômicos a chave de ignição e o controle remoto do motorista. Novas tomadas USB-C garantem carregamento mais rápido de smartphones.

Bruno Castilho

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