6 de julho de 2024

CARGAS

O site dos transportes

FedEx no Brasil?

País precisa da sua própria FedEx. Segundo articulista, no Brasil as pessoas confiam nas lojas que compram, não nos operadores logísticos. Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos

Até meados dos anos 2000, os Correios eram considerados uma das instituições mais confiáveis pela população brasileira, recebendo reconhecimentos e prêmios anualmente. Hoje em dia, essa realidade parece muito distante, visto que grande parte das pessoas passou a desconfiar dos serviços da estatal; não é difícil encontrar reclamações aos montes nas redes sociais, por exemplo.

Até agora, apesar do mercado de logística ser bem capilarizado, nenhuma outra marca conseguiu ocupar a posição que os Correios mantinham antigamente. Pense comigo: quando você compra algo pela internet, se o produto não chegar ou algo acontecer durante o trajeto, a quem você recorre para resolver o problema? Muito provavelmente seria o local onde foi realizada a compra. Muitas vezes, você pode nem saber quem é o responsável pela entrega. Ou seja, as pessoas confiam nas lojas, não nos operadores logísticos.

Essa falta de relação das empresas com os clientes é bastante comum por aqui, mas não é o caso nos Estados Unidos, por exemplo. Isso porque, de forma geral, a líder de entregas por lá é a FedEx. As pessoas conhecem a marca e confiam nela com suas encomendas, desde o momento da compra até o momento de atender o entregador.

Isso faz uma enorme diferença na experiência do consumidor e no modo como o próprio mercado funciona. Quando a base é a excelência, todo mundo sai ganhando, tanto a população quanto as empresas, que terão menos transtornos a serem resolvidos por conta de atritos com transportadoras.

O Brasil, portanto, precisa de uma “FedEx” própria para alcançar esse nível de qualidade.

É claro que não é fácil chegar nesse patamar. A abrangência da operação precisa ser poderosa, atingindo todos os cantos do país, o que por si só é um desafio considerável. Os Correios ainda ficam em primeiro lugar nesse quesito. Contudo, a partir do momento em que a demanda for atingida e a qualidade se manter, é provável que a escolha para a população não seja difícil.

Afinal, se você tem duas opções que chegam na sua casa, e uma delas nunca te decepcionou antes, qual será sua preferência?

O Brasil precisa dessa alternativa. Quando o Grupo MOVE3 se fundiu com a Sequoia, a meta de alcançar esse nível de excelência e reconhecimento foi um ponto de partida em comum. Não é à toa que algumas pessoas do mercado passaram a enxergar o movimento como o “nascimento da FedEx brasileira”.

Só o tempo dirá, de fato, o quão longe vamos chegar, mas a visão é clara: nosso país merece a melhor qualidade possível para suas entregas, e isso só vai acontecer quando não medirmos esforços para revolucionar a logística nacional. Felizmente, os primeiros passos já foram dados.

Artigo de Guilherme Juliani, é CEO do Grupo Move3