19 de julho de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Caminhões em alta

3 min read

ABC Cargas expande serviços em resposta à demanda crescente de venda de caminhões. Apesar da alta, empresa  analisa a responsabilidade e eficiência para atender às expectativas dos clientes

A abrangência do setor de transporte rodoviário é extremamente importante para o crescimento da economia do país. Diversos setores precisam operar em seu mais alto nível, seja por meio da atualização de processos internos com a integração da tecnologia, seja pela ampliação da frota de veículos – a principal ferramenta dos serviços. Reforçando essa análise, segundo dados da Fenabrave, representante dos concessionários do Brasil, em abril deste ano, as montadoras emplacaram 10.553 caminhões. Isso representa um aumento de 44,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando a indústria vendeu 7.289 unidades.

Mesmo que timidamente, o crescimento é considerado animador. De janeiro a abril, foram vendidos 36.443 veículos pesados, um aumento de 4,94% em relação aos quatro primeiros meses de 2023, período que registrou 34.726 emplacamentos.

Os números apresentados são benéficos não apenas às marcas e à indústria automotiva, mas também para outros setores, como às transportadoras especializadas no transporte desses novos veículos. Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas – empresa especializada no serviço tanto nacional quanto internacional – descreve como tem atuado nesse cenário exponencial.

“O cenário atual tem exigido da ABC uma série de adaptações estratégicas para garantir um atendimento eficiente e de qualidade aos nossos clientes. Temos investido na expansão da frota, adquirindo novos veículos de transporte especializado, como pranchas automotivas, para atender ao volume crescente de demandas. Além disso, a contratação de novos profissionais, como motoristas carreteiros e administrativos, tem sido fundamental para suprir a necessidade de mão de obra qualificada e garantir a segurança e a eficiência no transporte dos veículos.”

Duas marcas importantes do setor automotivo, Volvo e Scania, têm se destacado no mercado. A Volvo vendeu 6.726 unidades, representando 18,46% dos emplacamentos, enquanto a Scania negociou 6.082 unidades, representando 16,69%, segundo dados da Fenabrave.

Sendo uma empresa parceira comercial para o transporte de veículos, a ABC Cargas obteve ganhos significativos devido ao aumento nas vendas de caminhões. Danilo descreve: “Temos um relacionamento comercial há mais de 50 anos com a Scania. Com o aumento nas vendas, a demanda por nossos serviços de transporte também cresceu significativamente. Isso nos levou a expandir nossa frota, investir em novas tecnologias e aprimorar nossos processos logísticos para garantir a entrega eficiente e segura dos veículos em todo território nacional e internacional.”

Utilizando-se desse relacionamento, a responsabilidade em continuar atualizado perante o mercado e atender às demandas oferecidas é maior. Atualmente, a preocupação de toda indústria é transformar seus ativos em algo mais sustentável, como, por exemplo, motores Euro 6.

Danilo pondera a importância de manter uma comunicação clara e assertiva para acompanhar a estratégia de seus parceiros: “Temos nos alinhado com a estratégia dos clientes para um sistema de transporte mais sustentável, buscando soluções inovadoras e práticas sustentáveis para o transporte de veículos. Isso contribui para a redução do impacto ambiental de nossas operações e para o desenvolvimento de um setor de transporte mais eficiente e responsável”.

As expectativas do setor continuam otimistas, apesar de algumas incertezas e movimentações governamentais. Segundo dados coletados pela Frete.com – maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul –, o volume de fretes rodoviários manteve estabilidade no primeiro trimestre de 2024 no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2023.

“Acredito na manutenção do volume de transporte, tanto no cenário nacional quanto no internacional. No entanto, estamos atentos às oscilações do mercado e às demandas específicas dos nossos clientes, buscando sempre oferecer soluções personalizadas e eficientes”, finaliza o CEO.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Deixe um comentário

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br