6 de julho de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Série Especial, da Librelato

Fabricante de implementos lança série especial de semirreboques graneleiros em comemoração aos seus 55 anos. Os graneleiros possuem pintura especial, chassi e caixa de carga em aço inox

Para celebrar 55 anos de Brasil, as linhas de montagem da Librelato se dedicaram à produção de um lote especial de  semirreboques graneleiros 4 eixos Evolut. Com pintura especial no chassi e na caixa de carga, desenvolvida com aço inox, os implementos rodoviários da Série 55 são de produção limitada, com 55 unidades, e possuem diversos outros benefícios. 

Os implementos da Série 55 inauguram o uso de aço inox na linha graneleira da Librelato, com o conceito de durabilidade da marca “Feitos para Durar”. O 410D é um tipo de aço inox formado por uma liga de baixo carbono com adições de cromo e níquel. Por isso, possui excelente resistência a materiais corrosivos e abrasivos, como fertilizantes, adubos, entre outros, oferecendo alta resistência mecânica e durabilidade e consequentemente menos paradas para manutenção. 

Os implementos são equipados com rodas de alumínio e selo comemorativo, também em aço inox, com gravação “Série 55” – em alusão ao aniversário da empresa. Além disso, possuem lona personalizada com acabamento metalizado. A Librelato adicionou ainda o benefício de um pacote de conectividade da marca Sigaway aos implementos. A assinatura de um ano inclui soluções para gestão de frotas, monitoramento de temperatura e pressão dos pneus, além de rastreamento de dados.

Para o CEO José Carlos Sprícigo, a Série 55, assim como todas as conquistas da empresa nesse período, é resultado da contribuição de todos os envolvidos com a marca Librelato, incluindo diretoria, conselho de administração, profissionais, parceiros comerciais e clientes.

“Enquanto olhamos para o futuro, com o objetivo de nos tornarmos uma empresa centenária, reconhecemos a dedicação de cada um que nos trouxe até aqui. Afinal, o comprometimento com a integridade e a excelência seguirá como pilar, para tornar a Librelato ainda mais forte”, diz. A Série 55 será comercializada no segundo semestre do ano.

Investimento

Também no ano em que completa 55 anos de atividades, a Librelato anuncia um novo investimento de R$ 405 milhões até 2028. O recurso se destina a infraestrutura, manutenção, digitalização, processos e equipamentos, mas principalmente para a apoiar meta de crescimento. A empresa persegue 20% de participação nas vendas de semirreboques ao final do ciclo, quando projeta mercado em torno de 100 mil unidades.

Parte da trajetória já deve mostrar resultado ainda 2024, exercício no qual a empresa estima obter fatia por volta de 15% nas entregas totais ao transportador de 86 mil semirreboques. Com o desempenho a Librelato espera registrar crescimento de, no mínimo, 10% sobre o faturamento de R$ 3,1 bilhões anotados no ano passado.

 “Pelo ritmo devemos entregar em 2024 mais ou menos 14 mil implementos”, calcula José Carlos Spricigo. “O cenário para o nosso principal cliente, o agronegócio, mudou ao longo do ano. As estimativas iniciais do preço baixo das commodities, em especial da soja, fez o produtor segurar vendas e armazenar a produção. Agora, com preços melhores, aumenta o apetite do empresário para comprar”, diz ele.

Anima também o executivo a crescente demanda pela carreta 4 eixos, solução que permitiu substituir o bitrem por uma composição única e com vantagem de mais capacidade de carga, para 58 toneladas de peso bruto total combinado. “Já o nosso carro-chefe no segmento graneleiro, tem participação de 45% nas vendas”, conta Spricigo.

Por ora, a Librelato entende não ter necessidade de ampliações na área de manufatura para apoiar o crescimento que espera, embora já tenha registrado salto de 27 implementos/dia, em 2018, para os atuais 70, o que representa em torno de 87% da capacidade para um turno de trabalho.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br