CARGAS

O site dos transportes

Volvo a hidrogênio

Montadora lançará caminhões movidos a hidrogênio. Lançamento comercial está previsto para o final desta década. Veículos constituem um passo significativo para a Volvo atingir o seu objetivo líquido zero e apoiar os clientes a atingirem os seus objetivos de descarbonização

A Volvo lançará caminhões com motores de combustão que funcionarão com hidrogênio verde. Esses veículos representam um passo significativo para descarbonizar o transporte pesado. Os caminhões a hidrogênio serão especialmente adequados para distâncias mais longas e em regiões onde a infraestrutura de carregamento ou o tempo para recarregar as baterias são limitados.

A montadora iniciará testes em clientes com veículos que utilizam hidrogênio em motores de combustão em 2026, e os ‘brutos’ estarão disponíveis comercialmente no final desta década. Os testes em laboratórios e em veículos já estão em andamento. Os caminhões complementarão a oferta da Volvo com outras alternativas, como elétricos a bateria, elétricos a células de combustível e caminhões que funcionam com combustíveis renováveis, como biogás e HVO (óleo vegetal hidrotratado).

“Os caminhões onde o motor de combustão interna tradicional permanece, mas funciona a hidrogênio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que os nossos caminhões a diesel, mas com o benefício adicional de emissões líquidas potencialmente nulas de CO2. Serão um complemento valioso para os nossos caminhões elétricos a bateria, que estão no mercado há vários anos”, afirma Jan Hjelmgren, chefe de gestão de produto e qualidade da Volvo Trucks.

Os veículos com motores de combustão movidos a hidrogénio verde têm o potencial de fornecer zero CO2 líquido quando utilizam HVO renovável como combustível de ignição e são classificados como “Veículos com Emissão Zero” (ZEV) ao abrigo dos novos padrões de emissão de CO2 da União Européia acordados.

“É claro que são necessários vários tipos de tecnologia para descarbonizar o transporte pesado. Como fabricante global de caminhões, precisamos apoiar os nossos clientes, oferecendo uma variedade de soluções de descarbonização, e os clientes podem escolher a sua alternativa com base na atribuição de transporte, na infraestrutura disponível e nos preços da energia verde”, afirma Jan Hjelmgren.

Os caminhões Volvo com motores de combustão movidos a hidrogênio contarão com injeção direta de alta pressão (HPDI), uma tecnologia em que uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetada com alta pressão para permitir a ignição por compressão antes da adição de hidrogênio. As vantagens desta tecnologia incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível e maior potência do motor.

Fatos

Os caminhões Volvo movidos a hidrogênio terão uma autonomia operacional comparável a muitos caminhões a diesel, dependendo do tipo de transporte.

Devido às baixas emissões de CO2 provenientes da combustão de hidrogênio, estes caminhões são classificados como “Veículos com Emissões Zero” ao abrigo dos novos padrões de emissões de CO2 acordados na União Européia.

Os motores de combustão de hidrogênio também emitem quantidades muito pequenas de óxidos e partículas de azoto.

O hidrogênio também pode ser usado para alimentar caminhões elétricos com células de combustível, onde a eletricidade é produzida a bordo do caminhão.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Deixe um comentário

Você pode ter perdido

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br