27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Victor Cavalcanti, CEO da Infleet

O futuro das transportadoras

Futuro das empresas de transporte, logística 5.0 foca no bem estar dos motoristas. Um artigo da Harvard Business Review mostra como há uma forte ligação estatística entre o bem-estar dos funcionários e a satisfação do cliente

A evolução da revolução industrial, a popular Indústria 5.0, visa à integração entre humanos e máquinas. Neste sentido, a tecnologia é projetada para trabalhar em parceria com os humanos, valorizando habilidades cognitivas únicas e promovendo maior eficiência, inovação e personalização na produção, com foco em sustentabilidade e bem-estar humano.

Essa revolução traz consigo transformações, inclusive no segmento de Logística e Transportes, fundamental para qualquer indústria. Um artigo da Harvard Business Review, intitulado ‘The Key to Happy Customers?’, mostra como há uma forte ligação estatística entre o bem-estar dos funcionários e a satisfação do cliente, reverberando na qualidade, produtividade e crescimento das empresas. Mais de 60% dos entrevistados corroboram com a ideia na pesquisa.

A Logística de Transportes 5.0 reconhece que a satisfação do motorista é fundamental e que o uso eficiente da tecnologia, como IoT, inteligência artificial e navegação avançada, pode facilitar suas tarefas diárias, como tornar as rotas previsíveis e trazer equilíbrio entre carga de trabalho e pausas adequadas.

Neste sentido, tecnologias que vão ao encontro do conceito Logística 5.0 fazem uma profunda diferença. É o caso da Videotelemetria, que coleta imagens do motorista e do veículo, ainda consegue monitorar a fadiga e o nível de estresse dos motoristas. Isso permite que as empresas intervenham quando um motorista deixa de cumprir algum requisito de segurança ou até mesmo se ele estiver sobrecarregado, oferecendo pausas adequadas ou apoio emocional, contribuindo para a saúde mental e física dos motoristas, incluindo o cumprimento das leis de horas de trabalho, descanso adequado e condições ergonômicas nos veículos.

Outra funcionalidade já disponível no mercado, que proporciona aumento da qualidade de trabalho, é o ‘Check List’, que acompanha todos os processos de verificação do motorista, como registro de condução e suas licenças, como também os itens dos veículos, que contribuem para uma condução mais eficiente.

Essas ferramentas são concebidas para apoiar os motoristas em suas responsabilidades, promovendo uma entrega mais eficiente e, ao mesmo tempo, respeitando suas habilidades e experiências.

Mudar uma cultura para fazer com que os profissionais entendam a necessidade de contar com a tecnologia nem sempre é fácil, especialmente de quem aprendeu, durante grande parte da carreira, a lidar de outras formas com os desafios do dia a dia nas estradas. No entanto, ao reconhecer a importância dos profissionais que estão na linha de frente da entrega, com um ambiente onde a tecnologia e os motoristas atuam juntos para proporcionar não apenas entregas eficientes, mas também qualidade de trabalho, criamos experiências satisfatórias para todos.

Artigo de Victor Cavalcanti, CEO da Infleet