Facilitando e economizando
7 min readMatrixcargo: a spin off da Cargolift que usa IA para otimizar processos logísticos e facilitar a vida de milhares de caminhoneiros. A partir da digitalização, a empresa gerou, em menos de três anos, uma economia de mais de R$ 13 milhões, com a maior ocupação de veículos e a redução de deslocamentos vazios
Uma economia de R$ 13,5 milhões: este foi o impacto gerado pela Matrixcargo ao otimizar os processos logísticos de seus clientes por meio da aplicação de IA na gestão do transporte rodoviário de cargas. A empresa, fundada em Curitiba, foi criada como uma spin off da também curitibana Cargolift, um dos maiores operadores no transporte rodoviário de cargas do país. O objetivo era trazer maior eficácia para as operações com o uso de tecnologia, reduzindo custos e permitindo um melhor aproveitamento dos veículos das frotas.
De primeiro cliente e principal investidor, a Cargolift transformou-se em um grande laboratório para o aprimoramento das soluções da Matrix, que têm como epicentro os motoristas, mas cujos benefícios são perceptíveis e mensuráveis em todo o ecossistema logístico. Os resultados da plataforma dentro do ambiente de sua “empresa-mãe” foram responsáveis por pavimentar novas rotas para o sucesso da Matrixcargo, que atualmente atende outras grandes empresas do setor – algumas delas, inclusive, concorrentes da Cargolift.
“A nossa solução foi concebida inicialmente para atender uma necessidade de digitalização e de otimização dos processos da Cargolift, visando a maior eficácia e a redução de despesas das operações, mas essas dificuldades não eram exclusividade deles, pelo contrário, eram uma dor latente do mercado logístico como um todo, que está em constante evolução e demanda soluções cada vez mais inovadoras”, explica Rafael Mansur, CEO da Matrixcargo e um dos três sócios fundadores da empresa. “Por conta disso, desde o início, tínhamos a visão de que a nossa plataforma poderia ajudar muitas outras empresas do setor, algo que, de fato, foi concretizado”, acrescenta.
“Uber” das rodovias?
Assim como um carro de motorista de aplicativo de mobilidade urbana sem passageiro, um caminhão percorrendo as rodovias sem uma carga em seu bagageiro representa, no fim do dia, uma perda de dinheiro e de produtividade. Ao longo do mês, a recorrência dessa situação impacta ainda mais as operações e, se multiplicadas pelo número de caminhões de uma frota, temos uma redução considerável no lucro de transportadoras – e, claro, também no de motoristas.
Para sanar o problema da ociosidade de caminhões e aumentar a produtividade dos caminhoneiros, a Matrixcargo atua como um operador logístico digital, oferecendo uma plataforma que tem como foco, de um de seus front-end, um app que dialoga direta e facilmente com os motoristas. Similar à dinâmica do Uber, o aplicativo atua realizando um matchmaking, ou seja, conectando as mercadorias que necessitam ser transportadas por embarcadores com os caminhoneiros mais bem avaliados da plataforma, isso por meio de um sistema de rankeamento.
O aplicativo tem como intuito atuar como uma plataforma completa voltada à gestão de trabalho, de produtividade e até mesmo das finanças desses profissionais, oferecendo desde uma agenda com as demandas de entrega e um canal de comunicação via chat, até um banco digital dentro do próprio app, bem como uma funcionalidade responsável por reduzir a um segundo o tempo necessário para validar a entrega de mercadorias: o Comprova Matrix.
De 58 horas para 1 segundo. Este foi o impacto gerado pela Matrixcargo em um dos principais gargalos da cadeia logística atualmente: o tempo de comprovação de entrega de mercadorias.
Com essa ferramenta, após finalizar o serviço de entrega, o motorista consegue tirar uma foto do comprovante e encaminhá-la para a transportadora responsável pela carga, com a validação acontecendo rapidamente, sem nenhuma intervenção humana, por meio do uso da inteligência artificial (IA) e da tecnologia de geolocalização – que comprova se a posição geográfica do motorista no momento do registro é compatível com a do destino de entrega.
Com a comprovação acontecendo quase em tempo real, a empresa foi capaz de solucionar um dos principais gargalos da cadeia logística atualmente, ampliando a cadência das entregas e trazendo maior segurança para as operações ao evitar possíveis erros humanos. No caso da Cargolift, por exemplo, o Comprova Matrix foi capaz de reduzir para 1 segundo o tempo médio de 58 horas que a empresa levava para comprovar a entrega de mercadorias.
Outro grande destaque do aplicativo está na funcionalidade Matrix Pay – um verdadeiro banco digital para os motoristas, que disponibiliza ainda mais autonomia e praticidade para os profissionais. Com ela, a Matrixcargo possibilita que os caminhoneiros recebam e até solicitem o adiantamento do pagamento pelos seus serviços, verifiquem o seu saldo, os pagamentos a serem recebidos, bem como realizem transações bancárias.
“A logística depende dos caminhoneiros e, por isso, a nossa preocupação sempre foi desenvolver uma solução que conversasse com esses profissionais e fosse capaz de trazer praticidade para a sua rotina de trabalho”, ressalta Mansur. “Com o app, o motorista possui total autonomia para gerenciar a sua própria agenda, organizando não apenas as demandas de transporte, mas também seu tempo de descanso, e até os horários em que o seu caminhão estará em manutenção, por exemplo.”
Dos 6 mil caminhoneiros já cadastrados na plataforma, cerca de 3 mil utilizam a funcionalidade de pagamentos da Matrix. Isso porque o combo de soluções oferecido pela empresa é modular, tanto para embarcadores como para transportadores. Dessa forma, quem usa a solução pode escolher qual ou quais funcionalidades deseja utilizar.
De outro lado, as implicações das otimizações oferecidas pela solução da Matrix são perceptíveis, também, para embarcadoras e transportadoras, na medida em que elas têm seus processos agilizados e usufruem de uma plataforma que realiza a gestão de suas demandas de transporte e a organização de suas frotas com poucos cliques e em um único local, oferecendo as opções de rotas e a organização de demandas com o melhor custo-benefício, além de providenciar completo controle e visibilidade das operações.
Para as transportadoras, outra grande vantagem da utilização da Matrix Pay reside no fato de que a utilização da ferramenta é baseada em uma mensalidade, que as isenta da taxa de cash in comumente cobrada por empresas que realizam as operações de frete. Com isso, a gestão dos pagamentos também é otimizada, trazendo maior economia para as empresas.
Novas rotas para 2024
Por meio de sua tecnologia, a Matrixcargo já fez a gestão de mais de 295 mil viagens, das quais 65 mil foram otimizadas com algoritmos de IA, que levam em consideração as regras de cada negócio. Com grandes nomes em seu portfólio de empresas beneficiadas pelo uso da sua tecnologia, como Mercado Livre, Tetra Pak, Covestro, PFERD e DAF, a Matrix já movimentou mais de R$ 107 bilhões em mercadorias pelas rodovias do país, alcançando um faturamento de R$ 3 milhões em 2023.
Atuando em um dos setores mais poluentes da economia, o de transporte, a solução da Matrix mira, também, na sustentabilidade, buscando mitigar os efeitos negativos no meio ambiente. Com a sua solução, além da economia financeira de R$ 13,5MM, a empresa contribuiu com uma redução de aproximadamente 6,38 mil toneladas de CO2 na atmosfera, a partir da redução de deslocamentos vazios e a maior ocupação dos veículos.
Para 2024, a meta é alcançar a marca de 25 mil motoristas cadastrados em seu app destinado para esses profissionais, os quais ainda poderão usufruir de mais um grande benefício já no início do ano: com uma parceria firmada com a seguradora Sabemi, a solução de pagamentos Matrix Pay será o único meio de pagamento do Brasil a oferecer o seguro de acidentes pessoais aos motoristas que recebem seus pagamentos através da plataforma.
Ainda para este ano, o lançamento de mais um produto também está previsto para a plataforma da Matrix. Voltado para embarcadores, o “Painel Logístico de Cargas” (PLC) pretende preencher uma lacuna significativa no mercado logístico, que diz respeito à ausência de uma ferramenta de planejamento simples, intuitiva e eficaz. Além de atuar na gestão e no planejamento, otimizando as demandas dos pedidos de frete, o PLC trará uma abordagem inovadora em relação à inteligência de dados:
“O PLC será um passo em direção a uma transformação digital mais ampla na logística. Com o seu lançamento, buscamos não apenas oferecer uma solução para os desafios atuais do mercado, mas também estabelecer um novo padrão para a logística digital. Para além de um simples sistema de controle, a nova funcionalidade aproveitará os dados para fornecer insights valiosos aos embarcadores, melhorando a tomada de decisões e otimizando as operações logísticas.”, finaliza Mansur.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br