25 de fevereiro de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Economia milionária

VLI atinge a economia de 3 milhões de litros de diesel com o uso da ferramenta Fuelytics. Sistema desenvolvido internamente na companhia está em operação na Ferrovia Centro-Atlântica e na Ferrovia Norte-Sul

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – atingiu a marca de 3 milhões de litros de diesel economizados até 2023 com a aplicação da ferramenta Fuelytics, que viabiliza a redução a partir da priorização de ações operacionais indicadas por modelagem matemática. Com a redução no consumo do combustível, a companhia conseguiu promover uma diminuição na emissão de gases na atmosfera equivalente a cerca de 7 mil toneladas de CO₂.

Em pleno funcionamento nos corredores logísticos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Ferrovia Norte-Sul (FNS – Tramo Norte), ambas administradas pela VLI, o Fuelytics destaca o caráter sustentável do transporte de cargas por ferrovias, uma vez que as emissões de CO₂ relacionadas ao modal são inferiores às do transporte rodoviário.

Para o gerente-geral de engenharia de desenvolvimento e tecnologia operacional da VLI, Cesar Toniolo, a marca de economia de combustível acumulada reflete o foco da companhia no desenvolvimento de soluções internas ou em conjunto com parceiros para o incremento contínuo da eficiência energética das operações. “A implantação e a expansão de tecnologias nas nossas rotinas operacionais ocorrem de forma constante, o que nos permite alcançar resultados consistentes, alinhados com o compromisso da companhia de reduzir emissões atmosféricas”, afirma.

O Fuelytics foi desenvolvido no Inova VLI, programa de intraempreendedorismo da companhia, e segue um processo de aperfeiçoamento contínuo, tendo como objetivo oferecer o acompanhamento dos resultados, além de centralizar as informações de maneira a facilitar a usabilidade e autonomia dos colaboradores. 

Como funciona

O Fuelytics reúne informações operacionais – como as oriundas dos computadores de bordo das locomotivas – e através de modelagem matemática, consegue obter correlações estatísticas e identificar as variáveis com maior potencial de redução de combustível por localidade, fornecendo informações para priorizar as ações que viabilizam o ganho. 

Com a mensuração das variáveis impactantes, a ferramenta também é capaz de fornecer informações, que possibilitam a obtenção de ganho em performance e consequente redução no consumo de combustível e emissão de CO₂.

Outras variáveis consideradas na equação são a forma de condução do trem e o perfil do trecho percorrido, entre outros componentes que, direta ou indiretamente, implicam na relação consumo X performance.

Outras iniciativas

Além do Fuelytics, a VLI possui outras iniciativas com foco na eficiência energética. Uma delas é o sistema Leader, implantado inicialmente nas operações da Ferrovia Norte-Sul VLI e, mais recentemente, nos corredores Leste e Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, por onde a companhia mantém fluxos de importação e exportação pelo sistema portuário do Espírito Santo e da Baixada Santista, respectivamente.

Por meio deste software, quando o trem atinge velocidade superior a 8 km/hora, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma. A estimativa de economia de combustível por meio do uso do sistema é de 7% nos Corredores Leste e Sudeste e de 3,5% no Corredor Norte.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br