22 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Imagem ilustrativa

Renovando com o Euro 6

Menos poluentes e mais econômicos: como a tecnologia Euro 6 traz renovação à frota de caminhões do Brasil. Segundo dados de 2023, da Anfavea, caminhões com motor com esta tecnologia representaram 22% das vendas no país

A tecnologia Euro 6, que está sendo implementada nos caminhões, com foco em reduzir as emissões de poluentes e melhorar a eficiência dos motores a diesel, promove uma mudança significativa na frota de caminhões brasileira. Segundo dados de 2023, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), caminhões com motor Euro 6 representaram 22% das vendas no Brasil, dos 52.547 caminhões emplacados neste primeiro semestre, 11.965 são Euro 6.

O que explica esse aumento de caminhões com tecnologia avançada de motor é a conscientização sobre a questão da sustentabilidade. As empresas e transportadoras estão gradualmente adotando veículos equipados com essas inovações. Neste contexto, a tecnologia Euro 6 além de contribuir para um ambiente mais limpo e saudável, fortalece uma indústria de transporte mais competitiva e sustentável.

Explicando de forma simples, o Euro 6 torna os caminhões mais ecológicos, pois reduz a quantidade de poluentes lançados na atmosfera, como o óxido de nitrogênio (NOx) e partículas de diesel. Além disso, devemos ressaltar que esse tipo de veículo consome menos combustível, o que é bom para o meio ambiente e vantajoso para os proprietários, principalmente empresas de transporte que têm um alto consumo mensal.

Em tecnologia e transportes, a indústria brasileira vai ainda além do Euro 6. As montadoras trabalham também com inovações de telemetria e Internet das Coisas (IoT), que permitem que os caminhoneiros monitorem em tempo real o desempenho de seus veículos.

Todos esses recursos proporcionam maior eficiência operacional, economia de combustível e manutenção preventiva, garantindo viagens mais seguras e rentáveis. A telemetria avançada, combinada com a IA, por exemplo, está revolucionando o monitoramento de veículos. Agora, os motoristas podem prever falhas mecânicas antes que aconteçam, economizando tempo e dinheiro e as empresas que incorporam essas tecnologias garantem maior segurança e a eficiência das operações.

À medida que a tecnologia Euro 6 e outras inovações continuam a moldar o cenário do transporte no Brasil, fica claro que estamos vivenciando uma transformação profunda e positiva.

O aumento na adoção de caminhões mais modernos é um testemunho da mudança de paradigma e o compromisso por parte de caminhoneiros e empresários do setor com a sustentabilidade e a eficiência. Mas a inovação na indústria de transporte segue avançando com a telemetria e a IoT, que estão elevando ainda mais o patamar de eficiência e de segurança. Desta forma, podemos antever um futuro com transporte mais limpo, econômico e sustentável.

Artigo de Melodivo Teixeira, CEO da Quero Truck