eActros 600 chegando
Mercedes-Benz Trucks revela teaser das novas formas de design do seu novo caminhão elétrico. Linhas claras e um design aerodinâmico caracterizam o visual do eActros 600, que fará sua estreia mundial no próximo dia 10 de outubro
No próximo dia 10 de outubro, a Mercedes-Benz Trucks fará a estreia mundial do eActros 600, caminhão extrapesado elétrico a baterias para transporte de longa distância para trafegar, a princípio, na Europa. No entanto, neste início de setembro, ela já deu uma primeira amostra do veículo de produção em série, apresentando uma imagem estilizada.
O tema desse teaser demonstra que a Mercedes-Benz Trucks irá inovar no que diz respeito ao design, sublinhando também visualmente a importância do caminhão elétrico para a transformação abrangente em direção ao transporte neutro em CO2. Linhas claras e um design aerodinâmico caracterizam o visual do eActros 600, que pretende ser a escolha certa para os clientes em termos de rentabilidade, sustentabilidade e confiabilidade. Este caminhão elétrico Mercedes-Benz terá autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária e também permitirá recarga de megawatts no futuro.
A designação 600 é derivada da capacidade de suas baterias em kWh (quilowatts hora), como nos modelos eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição urbana.
A alta capacidade das baterias, juntamente com um novo e eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Devido ao seu baixo consumo de energia, o eActros 600 deverá ser o caminhão mais econômico para transporte em longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks, quando comparado ao Actros a diesel.
Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Trucks espera que seu caminhão elétrico acelere significativamente a passagem do transporte rodoviário de carga para a propulsão livre de emissões de CO2.
Uma nova linguagem de design para a cabina do motorista do eActros 600 rompe com a aparência já familiar da série de modelos do Actros. Além disso, há também um aproveitamento de elementos de design do protótipo de conceito apresentado no IAA Transportation 2022, continuando com linhas claras e design aerodinâmico. O interior da cabina também ganha um upgrade.
Na produção em série, três conjuntos de baterias darão ao eActros 600 uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW.
Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também irá produzir versões rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado. Com isso, oferecerá aos clientes muitas possibilidades de uso dentro do transporte totalmente elétrico.
As baterias usadas no eActros 600 empregam tecnologia de célula de fosfato de lítio-ferro (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e mais energia utilizável. Os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks estimam que as baterias do eActros 600 de produção em série consigam obter uma recarga de 20% a 80% em menos de 30 minutos em um ponto de recarga com potência de cerca de um megawatt.
América do Sul
A linha elétrica da Mercedes-Benz já chegou a América do Sul. O Chile foi o primeiro país da região a receber esses veículos totalmente elétricos à bateria, o que reafirma o compromisso global da Mercedes-Benz com a eletromobilidade e com a descarbonização no transporte de cargas.
Três modelos do caminhão leve Next Generation eCanter estão disponíveis para o mercado chileno, com PBT (peso bruto total) legal de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas. Já o pesado elétrico Mercedes-Benz que já rodam na Europa será oferecido nas versões eActros 300 4×2 para 19 toneladas de PBT e eActros 400 6×2 para 27 toneladas. Os caminhões foram lançados no dia 17 de agosto na capital Santiago. Não foi divulgada a previsão de chegada dos modelos ao Brasil.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br