25 de junho de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Iveco S-Way Plus

Caminhão automatizado desenvolvido pela Iveco e pela Plus já circula em testes na Alemanha. Avaliações abrem caminho para a produção do veículo, que conta com a tecnologia PlusDrive

A Iveco e a Plus anunciaram que o caminhão S-Way, equipado com o PlusDrive, solução avançada da Plus de assistência ao condutor com base em sua plataforma aberta de autonomia, começou a circular na Alemanha. O marco histórico segue um processo rigoroso de testes e validação que inclui avaliações em circuito fechado, validação de dados já coletados sobre as vias públicas e treinamento abrangente para pilotos de teste sobre os recursos de segurança avançados do caminhão.

Além disso, a TÜV SÜD, especializada em ensaios técnicos de certificação, avaliou a segurança funcional para testes em operação. A coleta de dados durante essa fase importante preparará o caminhão automatizado com condutor para a produção futura.

“Ao tornar a condução de caminhões mais segura, fácil e sustentável, a nova geração de tecnologias avançadas de segurança preditiva gerada por inteligência artificial, como o PlusDrive, ajudará a reduzir acidentes, irá melhorar a economia de combustível e aumentar a permanência de condutores. Estamos empolgados em iniciar essa nova fase de parceria com a Plus, bem como demonstrar o crescente avanço do S-Way com o PlusDrive por meio de testes em vias públicas e operações comerciais”, afirmou Marco Liccardo, diretor de tecnologia e soluções digitais do Iveco Group.

Com um avançado software de direção autônoma gerada por inteligência artificial, sensores potentes, radares e câmeras, o PlusDrive proporciona aos motoristas um conhecimento avançado do que acontece ao redor do veículo. Os testes em vias públicas continuarão na Alemanha nos próximos meses e serão expandidos para a Áustria, França, Itália e Suíça. Assim, será possível coletar dados concretos sobre as diversas rodovias e condições de direção pela região.

Os testes também demonstrarão que o PlusDrive pode dar conta de manobras controladas pelo condutor com segurança e de modo automático, como centralização na pista, curvas, estreitamento de pistas, mudanças de pista feitas pelo motorista ou sugeridas pelo sistema, assistência durante engarrafamentos e sinalizações.

Shawn Kerrigan, diretor operacional e co-fundador da Plus, declarou: “Temos orgulho do trabalho que as equipes da Iveco e da Plus dedicaram aos testes para chegar a essa solução inovadora de condução em vias públicas. Algumas das maiores frotas no mundo já usam o PlusDrive para fazer frete comercial. Quanto mais cedo pudermos disponibilizar este produto comercial para mais frotas, maior será a nossa diferença”.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br