22 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Imagem ilustrativa

Transportadoras digitais

O impacto de transportadoras digitais no fluxo logístico. Com o surgimento das novas tecnologias, a etapa de transporte dos produtos também precisou se ajustar

A pandemia de Covid-19 trouxe reflexos permanentes para a sociedade, incluindo a antecipação de tendências atuais, como a digitalização acelerada, que se consolidou como um fator de diferenciação entre as empresas. Um estudo realizado pela TNS Research aponta que as organizações que investem em tecnologia crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com aquelas que descartam o aporte na área. Com isso, todos os segmentos da economia tiveram de se adaptar, inclusive o de logística.

O surgimento da era do consumidor 4.0 passou a exigir uma entrega mais dinâmica, automatizada e eficiente, promovendo uma melhor experiência ao cliente. Neste sentido, as transportadoras possuem um papel fundamental. Para oferecer uma logística eficaz ao organizar rotas mais econômicas (do ponto de vista de custo e tempo) e agilizar o processo de locomoção, é necessário aumentar a qualificação de serviços, reduzindo a operacionalização de processos e dissolvendo barreiras entre motoristas, embarcadores e clientes finais. Dessa forma, a tecnologia surge como grande aliada.

Atuante no setor, a Motz é uma transportadora digital que se adaptou à nova realidade brasileira e tem investido fortemente em ferramentas digitais para aperfeiçoar seus serviços.

A logtech agiliza e simplifica a jornada logística de caminhoneiros e embarcadores, monitorando e acompanhando todo o processo de transporte das cargas. Por meio de plataforma digital proprietária, a startup centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos. Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, de forma rápida e rotativa, com 100% de transparência com relação aos valores do frete.

A Motz foi criada em 2020 pela Votorantim Cimentos para realizar o transporte de cargas de fornecedores da companhia até suas fábricas, mas hoje já expandiu para muito além. Com gestão independente e autonomia administrativa, a Motz já está entre as maiores transportadoras do Brasil.

“A aplicação de tecnologias nos processos de transporte de cargas resulta em operações ágeis e menos onerosas. Além disso, as ferramentas permitem que tenhamos um contato cada vez mais próximo com nossos parceiros, nos posicionando como o braço direito de caminhoneiros e embarcadores. Queremos tornar o dia a dia da logística cada vez mais qualificado, tanto para o bem estar dos profissionais, quanto dos consumidores”, complementa André Pimenta, CEO da Motz.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br