27 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Da esquerda para direita: Ricardo Góes e Bruno Muniz, sócios executivos da Gaudium

Logística inteligente

As cinco principais estratégias para uma logística de entregas inteligente. Executivo especialista nos mercados de mobilidade e logística mostra como oferecer uma boa experiência de compra e entrega de produtos

O momento em que um cliente recebe uma compra em casa é quando ocorre o real contato entre empresa e consumidor. Esse impacto inicial importa, e muito; afinal, a primeira impressão é a que fica. Então, ter um bom processo de logística de entrega é essencial para negócios de todos os portes, e algo a se reforçar em datas comemorativas e promocionais, em que a demanda cresce significativamente.

“Em ordem de agregar valor à uma marca, otimizar tempo e aumentar a eficiência, é necessário estar sempre atento às logísticas de entrega de produtos, sendo uma parte importante da experiência do cliente e uma ótima oportunidade aos lojistas para fidelização de consumidores”, aponta Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística.

Para ajudar comerciantes, Bruno utiliza seus anos de experiência no segmento para trazer cinco dicas de como realizar uma logística de entregas inteligente, garantindo, assim, a melhor experiência possível para compradores.

1- Analise períodos de vendas passados

Leve em consideração a análise de períodos de anos anteriores para, assim, ter uma noção de como se planejar em datas e meses específicos, quando há maior demanda de determinados produtos. Os dados levantados nessa pesquisa podem fazer toda a diferença na preparação da sua loja. “É importante atentar-se à datas comemorativas e promocionais, quando normalmente muitos clientes aproveitam para comprar. Pensar em como estes momentos impactam a logística do seu negócio é essencial, e os bons resultados também podem acabar servindo de exemplo para manter o sucesso nos anos seguintes”, afirma Bruno.

2 – Atenção aos prazos

“Já pensou em ficar esperando uma encomenda que tinha data prevista de chegada e nada de o produto aparecer? Pois é, aposto que nunca mais voltaria a comprar deste lugar! Por isso, ter atenção aos prazos influencia muito a experiência do consumidor e deve ser levado a sério, principalmente quando há datas que tendem a ser mais movimentadas. Há grandes chances de serem feitos mais pedidos que o habitual”, destaca Muniz.

3 – Mais de uma opção de entrega

Se possível, ofereça aos clientes mais de uma possibilidade de recebimento, como entregas antecipadas, programadas, pontos de coleta ou retirada na loja. Unindo a necessidade do cliente com a disponibilidade do produto, essa diversificação é uma ótima opção para as empresas oferecerem aos consumidores, transparecendo flexibilidade e vontade de se adaptar às demandas.

4 – Planeje as rotas de entrega

Caso o seu comércio realize entregas no mesmo dia da compra, certifique-se de fazer um planejamento eficiente das rotas para as entregas, observando bairros vizinhos a grandes avenidas e traçando alternativas para evitar semáforos e zonas de engarrafamento. Caso seja possível, levante dados das regiões que mais compram do seu negócio e use essa informação ao seu favor para programar as saídas. Assim, diminuem as chances de atrasos e imprevistos.

5 – Permita o rastreamento das compras

Por último, mas não menos importante, manter atualizada a informação de rastreamento dos produtos é positivo para a experiência de compra dos seus clientes. Então, sempre que possível, atente-se a informar se a mercadoria já foi enviada, se está em trânsito ou se já foi entregue. Transparência é um fator diferencial e determinante na fidelização. “Quando fazemos compras planejadas, como em datas comemorativas, é comum criar expectativas e ficar ansioso para finalmente ter a compra em mãos. Ter um dispositivo que permite rastrear a encomenda é muito poderoso”, finaliza Muniz.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br