20 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

HC Hornburg forte

HC Hornburg deve crescer produção em 2023 e expandir oferta de modelo 100% elétrico. Em 2022 a empresa comercializou 820 unidades.  Carrocerias paleteira e lisa para veículos leves de até 10 toneladas de capacidade de carga lideraram as vendas da companhia

A HC Hornburg, fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas, planeja expandir a produção em 2023 em números e oferta de produtos, como o modelo 100% elétrico. “O momento é favorável para expandir nossa presença e consolidar nossa marca”, afirma Betina Borchardt, diretora geral da HcHornburg.

Em 2022, a empresa comercializou 820 unidades e projeta vender este ano 850 produtos, no mínimo. “Nossa expansão é cautelosa porque o mercado consumidor, apesar de aquecido, não está em disparada”, explica a executiva.

O carro-chefe de vendas foi o modelo carroceria paleteira e lisa destinada a aplicação em veículos leves com capacidade de carga de até 10 toneladas, além da linha Alaska de equipamentos de refrigeração. Os segmentos onde a empresa mais se destacou foram o de transporte de cargas refrigeradas e distribuição de alimentos que necessitam de controle de temperatura.

100% elétrico

Para este ano a HC Hornburg pretende ampliar a oferta do modelo 100% elétrico. O produto é o do segmento leve, tipo baú, destinado ao transporte de cargas refrigeradas.

O modelo foi desenvolvido especialmente para operar com o caminhão JAC I 1.200T, de 7,5 PBT e capacidade de três toneladas de carga no baú. Sua estréia foi na Fenatran 2022.

O produto é 20% mais leve que os similares do mercado. Isso é possível porque foi desenvolvido especialmente para essa aplicação, com utilização de novos materiais. “O perfil do nosso produto elétrico permite ao operador enquadra-lo nas normas de ESG”, explica Betina.

Exportação

O mercado externo é um campo de trabalho que começou a ser explorado pela HC Hornburgrecentemente. A empresa tem participado das ações no âmbito do programa MoveBrazil, promovido pela ANFIR e ApexBrazil, e já exportou para Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador.

HC Hornburg

A empresa foi criada em 1973, por Heinz Hornburg, na cidade de Jaraguá do Sul (Santa Catarina) como fabricante de carroceria de madeira, cabines e complementos para camionetes. Vinte anos depois, a empresa passou a se chamar HC Hornburg e evoluiu para se tornar fabricante de furgões de chapa de aço rebitados à mão.

Atualmente, a HC Hornburg é fabricante de carrocerias e semirreboques especializadas em transporte frigorificado. A linha de produtos é formada por paleteira (para transporte de cargas paletizadas, sorveteira (para transporte de produtos supercongelados), versatile (atende toda gama de veículos leves).

Ainda gancheira (para transporte de carnes penduradas), prateleira (para produtos diversos), semirreboque (para produtos paletizados e carne pendurada) e o baú 100% elétrico, desenvolvido especialmente para operar com o JAC I 1.200T, de 7,5 PBT e capacidade de 3 toneladas de carga no baú.

A empresa ocupa 13 mil metros quadrados e tem aproximadamente 100 funcionários. Os produtos da HC Hornburg são exportados para os mais diversos mercados da América Latina como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br