22 de maio de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Sylvio Bispo

Averbação de cargas multiplataforma

Fairfax e SmartLoad anunciam parceria. Seguradora brasileira com mais de 35 anos de história concluiu integração com método de averbação da Startup, que permitirá processo em etapas via mobile

A Fairfax, seguradora do Grupo Fairfax Holding, presente em mais de 100 países nos ramos de seguros há mais de 35 anos, acaba de adotar a solução de averbação de cargas SmartBox, criada pela startup de seguros SmartLoad, agora disponível para os mais de 2 mil transportadores e embarcadores clientes da Fairfax. O processo agrega ainda mais segurança à mobilidade de carga ao permitir que os motoristas façam a averbação via smartphone e tenham as cargas asseguradas durante toda a jornada, de ponta a ponta.

Usando alta tecnologia, como machine learning (tecnologia na qual os computadores têm a capacidade de aprender por meio associações de diferentes dados), o SmartLoad App permite que já no momento da coleta os motoristas dos transportadores clientes da Fairfax escaneiem a Nota Fiscal via aplicativo disponível para Android, realizando então a averbação digital da carga, evitando assim ter trechos de sombra em que a carga esteja exposta a prejuízos e sem cobertura securitária.

O processo de averbação mobile feito por motoristas com apenas alguns cliques garante a cobertura securitária caso a carga sofra algum sinistro até a chegada no galpão da transportadora para a consolidação, levando ainda mais segurança para o processo. Além disso, com o SmartLoad App, o motorista tem a possibilidade de notificar eventos de sinistro, anexar fotos do veículo e todas as evidências necessárias.

“Contar com um fornecedor parceiro e com soluções tecnológicas diferenciadas é fundamental para o crescimento dos negócios”, afirma Marcello Van Cleef, superintendente da Fairfax.

Sylvio Bispo, CEO e cofundador da SmartLoad e empreendedor com mais de 15 anos de experiência em seguros de transportes destaca: “Estamos muito animados em poder contribuir com inovação para a carteira de segurados da Fairfax e, principalmente, de podermos juntos construirmos esse legado de integração e simplicidade por meio de alta tecnologia”.

Averbação

Informar à seguradora os detalhes mensuráveis da carga transportada é uma etapa obrigatória para garantir o seguro. Esse processo, no entanto, encontra algumas barreiras, como horário de coleta e a necessidade de comunicação entre motorista, transportadora e seguradora, o que faz com que a maioria das operações de transporte não estejam cobertas desde a coleta, já que, para isso, era necessária uma infraestrutura logística e tecnológica bastante robusta e cara.

Agora, com a SmartBox, solução de averbação da SmartLoad, todo transportador pode realizar essa comunicação via mobile sem custo, de forma simples e integrada.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br