17 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Carolinne Couto

Gestão no franchising

Entenda a importância da gestão da cadeia de suprimentos no franchising. Especialista destaca os principais pontos de atenção para gerenciar recursos com a supply chain

Cadeia de suprimentos ou supply chain, como também é chamada, refere-se ao processo de acompanhar o ciclo de um produto. Em outras palavras, engloba práticas capazes de otimizar e monitorar atividades com foco na entrega final para o cliente. No franchising, esse recurso se faz ainda mais necessário, principalmente por desenvolver uma padronização na gestão de procedimentos, viabilizando o melhor desempenho dos franqueados, além de atingir a satisfação dos consumidores por meio da qualidade no gerenciamento.

A administração de recursos impacta diretamente no sucesso de um negócio. Para as redes de franquias, especialmente as do segmento de alimentação, gerir padrões, custos e insumos pode estar entre os maiores desafios para alcançar a excelência e a padronização.

Para contribuir com esse patamar de profissionalização, Carolinne Couto, co-fundadora e CMO da KPL Supply Solution, logtech que realiza toda a gestão de supply chain do segmento de food service e do franchising, destaca quais os pontos mais importantes da gestão da cadeia de suprimentos para as franquias.

Padronização

Para o franchising este é um tema recorrente dos modelos de negócios, principalmente porque as redes devem seguir os mesmos padrões de qualidade, atendimento e até mesmo de comunicação.

“Garantir a padronização nas entregas de todas as unidades de um negócio só é possível por meio da criação e execução de uma estratégia, planejamento e soluções ofertadas por um parceiro que garanta toda a gestão da cadeia de suprimentos. Centralizar as principais ações de controle e gerenciamento podem não só garantir a uniformidade nos processos, como também reduzir custos extras para o franqueado”, afirma Carolinne.

Controle

Acompanhar o consumo, controlar o estoque e o armazenamento são pontos fundamentais para quem quer evitar surpresas com a demora na entrega de um produto adquirido de última hora, além de custos fora do orçamento planejado. Preocupar-se com a alocação de insumo também é imprescindível, visto que matérias-primas comestíveis, por exemplo, precisam estar em ambientes condizentes com sua necessidade de conservação.

“O benefício ao terceirizar a gestão da cadeia de suprimentos é conseguir uma clara liberdade do controle de estoque, tanto de quantidade quanto de verificação de validade, que fica por conta do prestador de serviço, que gerencia todos esses detalhes”, explica a executiva.

Custos

Por meio de plataformas customizadas para o negócio, é possível centralizar todos os pedidos em um só lugar, ou seja, receber o fornecimento de insumos para várias unidades, otimizando custos com a economia de armazenamento e fretes.

“Atualmente, empresas como a KPL Supply Solution, que são especializadas no atendimento a franquias, oferecem aos franqueados a distribuição de ponto a ponto, não sendo mais necessário que o franqueador mantenha um centro próprio de distribuição e armazenagem. Assim, o franqueado passa a não depender da busca por fornecedores locais para o seu negócio”, finaliza Carolinne.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransporters.com.br