17 de abril de 2024

CARGAS

O site dos transportes

Fernanda Bortoluzzi Lorenzetti, CRO (diretora de receita) da TruckPag

Ampliando presença

Emissão de CIOT gratuita amplia em 2021 sua presença no transporte de cargas. Foram emitidos 24.284 documentos pela CIOTPag, controlada pela TruckPag, que iniciou a oferta do serviço com 13 emissões em dezembro de 2020

A emissão gratuita de CIOTs – Código Identificador de Operações de Transporte – ampliou em 2021 sua presença entre os embarcadores e transportadores. A CIOTPag, empresa de serviço de gestão de fretes ligada à TruckPag, start-up de meios de pagamento focada em gestão de frotas, emitiu 24.284 documentos no ano passado.

“Os operadores do setor de transporte de carga estão mudando sua visão e enxergando sua atividade com muito mais profissionalismo”, diz Fernanda Bortoluzzi Lorenzetti, CRO (diretora de receita) da TruckPag.

O serviço começou a ser oferecido de forma gratuita pela empresa em dezembro de 2020. Na ocasião foram emitidos 13 CIOTs. Nesse período a base de clientes aumentou exponencialmente. De 11 empresas no primeiro mês de atividade, atualmente o portfolio da CIOTPag é composto por 402 clientes.

O CIOT é um documento criado pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – pela resolução nº 5.862 de 17 de dezembro de 2019. Sua emissão é obrigatória e ajuda a impedir fraudes e abusos, regulando o pagamento do frete ao prestador do serviço de transporte.

A emissão do CIOT é um serviço que o transportador pode fazer diretamente ou contratando alguma empresa do mercado. A CIOTPag é uma das 32 empresas homologadas junto à ANTT que pode emitir o documento e se encarrega da tarefa gratuitamente.

A ANTT exige das empresas homologadas que tenham ao menos um canal de emissão gratuito para atender o público. A CIOTPag oferece como um de seus principais diferenciais a emissão gratuita do CIOT por qualquer meio, tanto pela plataforma quanto via integração com qualquer sistema de transportadora. Outro ponto importante é dispor de atendimento 24 horas com atendentes e não robôs.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br