Volvo: chassi elétrico global
4 min readMontadora sueca apresenta na Europa novo chassi. Com o lançamento do elétrico BZL Electric, marca passa a fornecer uma plataforma sólida para o transporte público sustentável e eficiente para cidades de diversas partes do mundo
A Volvo Buses está expandindo sua oferta de eletromobilidade. Com o lançamento do chassi elétrico Volvo BZL Electric, a marca passa a fornecer uma plataforma sólida para o transporte público sustentável e eficiente para cidades de diversas partes do mundo, além de operações confiáveis e rentáveis para os operadores.
“Estamos comprometidos em liderar a transformação de nossa indústria em direção a um futuro mais sustentável. Com o lançamento do novo Volvo BZL Electric, nossa ambição é oferecer o sistema de ônibus elétrico mais responsável do planeta, com foco em sustentabilidade, segurança e confiabilidade,” diz Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses.
A demanda global por soluções em eletromobilidade no transporte público está crescendo e a Volvo Buses espera um aumento ainda mais rápido nos próximos anos. “Com o novo Volvo BZL Electric, oferecemos uma plataforma global para transportes públicos limpos, silenciosos e com eficiência energética para atender à crescente demanda em mercados que já estão prontos para mudança para a eletromobilidade,” assegura Anna.
O respeito ao meio ambiente é um valor fundamental para a Volvo. Sustentabilidade, baixos ruídos e emissões, incluindo as de CO2, são essenciais. Mas para a Volvo Buses o escopo é ainda mais amplo. “Temos a perspectiva de todo o ciclo de vida de nossos produtos e assumimos a responsabilidade pelo impacto ambiental do início ao fim. Isto significa que garantimos que os componentes, manufatura, operação e reciclagem atendam os mais altos padrões ambientais,” afirma Anna. Na Volvo Buses, a circularidade é importante e o novo Volvo BZL Electric foi desenvolvido para ser mais de 90% reciclável.
A Volvo Buses tem anos de experiência em soluções em eletromobilidade, com um trabalho próximo a operadores de todo o mundo. O novo Volvo BZL Electric foi projetado para aplicações de um ou dois andares, com múltiplas opções para encarroçadores.
“O novo Volvo BZL Electric é baseado em soluções comprovadas e bem-sucedidas já implantadas na Europa. Todos os componentes do chassi e trem de força foram desenvolvidos e fabricados pela Volvo. Para assegurar as qualidades premium de nossos ônibus, estabelecemos parcerias com encarroçadores de todo o mundo,” diz Dan Pettersson, diretor da área internacional da Volvo Buses.
Ônibus elétricos são sempre parte de um sistema. Distância da rota, frequência, capacidade, recarga e regulamentações locais se traduzem em soluções diferentes. “Por experiência, sabemos que é necessário trabalhar bem próximos a nossos clientes e parceiros para customizar soluções em eletromobilidade específicas para cada cidade. Através de nossa rede mundial e equipes dedicadas, podemos assegurar a confiabilidade e eficiência de longo prazo em nossos produtos e serviços. Entregamos zero paradas não planejadas, afirma Petterson.
A segurança é outro valor fundamental Volvo. E o novo Volvo BZL Electric atende os mais exigentes padrões europeus para dirigibilidade superior e operação segura. Isto inclui a mais recente oferta da Volvo Buses em tecnologia conectada, o Volvo APP Bus Connect. Com recursos como a Gestão de Zonas Seguras (Zone Management) Volvo, o operador pode definir áreas de segurança em que a velocidade máxima do ônibus é limitada, próximo a escolas ou em terminais, por exemplo.
O Volvo BZL Electric traz um trem de força totalmente desenvolvido pela Volvo. O motor elétrico de 200 kW é acoplado a uma transmissão automatizada de duas marchas. Isto aumenta o torque nas rodas a baixas velocidades e atenua os picos de corrente, reduzindo o consumo de energia e sustentando a saúde do motor e das baterias.
O trem de força pode ser configurado com uma ou duas unidades motoras, gerando potências de nada menos do que 540hp. Isto dá ao Volvo BZL Electric grande capacidade para vencer subidas, com uma operação sempre rápida e confortável.
Recarga
O Volvo BZL Electric foi projetado para flexibilidade de recarga, tanto para carga de rápida de alta potência (Oppcharge), como carga lenta (CCS) na garagem. A Volvo Buses também oferece um compromisso de energia utilizável, garantindo uma quantidade acordada de energia para a operação e eliminando preocupações dos clientes com as baterias.
Dados técnicos
Comprimento do chassi: 11.815mm (piso único), 10.585mm (dois andares);
Trem de força: motor elétrico, potência máxima dos motores (400 kW piso único), 200 kW (dois andares)
Caixa de marchas: transmissão automatizada com duas velocidades
Recarga: oppcharge, potência máxima: 300 kW. Combo2/CCS, potência carga máxima 150 kW
Capacidade armazenagem de energia: até 470 kWh
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br