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Novos Volvo VM

Com vendas do modelo em alta, montadora lança versão 2022 do caminhão com mudanças internas na cabine. Entre as novidades estão alterações no painel, novas forrações e mudanças de tecido nas paredes laterais da cabine, além de uma nova cama, maior que a versão anterior

A Volvo está apresentando a versão 2022 de sua linha de caminhões VM. O modelo chega com várias mudanças, principalmente na parte interna da cabine. O veículo tem alterações no painel, novas forrações e mudanças de tecido nas paredes laterais da cabine, além de uma nova cama, maior que a versão anterior. Ainda vem também com uma preparação ainda melhor para implementação de caçambas.

“Estamos mais uma vez atualizando uma linha de veículos de grande sucesso nos mercados brasileiro e latino-americano”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil.

A marca de origem sueca informa que desenvolveu uma nova cama, muito mais confortável, feita com molas ensacadas e espuma de alta densidade. Dotada de extensores, a nova largura proporciona uma área útil 30% maior. Com um novo tecido, em harmonia com as novas cores, a cama pode ser levantada para o motorista ter acesso a um amplo espaço de armazenagem embaixo dela.

Com materiais de alta qualidade, o acabamento e a cor do painel têm neste novo modelo tons mais escuros, sem modificar a disposição dos componentes. Também possuem nova cor e acabamento os bancos do motorista e do passageiro, as paredes laterais, a traseira, o teto e as cortinas.

“O aperfeiçoamento interno promove um design sofisticado, um traço marcante de toda linha Volvo, trazendo mais conforto ao condutor e demais ocupantes”, assegura Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões Volvo no Brasil.

O VM 2022 tem agora um balanço traseiro mais curto nas configurações para caçamba. A alteração foi introduzida justamente para facilitar a instalação de um dos implementos mais utilizados no caminhão, desde o transporte urbano de vários materiais até operações de suporte na mineração.

“As mudanças garantem maior versatilidade para o implementador e o transportador perde menos tempo com o fornecedor, colocando o veículo para trabalhar mais rapidamente”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.

Conforme Valério o VM tem uma história de sucesso. “Ele inaugurou em 2003 em seu segmento o conceito de veículo com cabine mais confortável e motores com potências maiores, além dos atributos de segurança e muitos opcionais. Posteriormente todo o mercado acompanhou essas mudanças”, lembra o gerente de engenharia.

Atualmente, o modelo é responsável por uma oferta importante da Volvo tanto no segmento de pesados quanto no de semipesados, em dezenas de aplicações. Recentemente, a marca apresentou duas novas versões: o VM City, um caminhão para distribuição urbana; e o VM Light Mixer 8×4, para construção. Atualmente o VM é oferecido com motorizações de 220cv, 270cv e 330cv, e nas configurações de eixos 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4.

Destacam-se ainda as versões VM 32 toneladas, para construção e mineração, e o VM Canavieiro Autônomo, que trafega sozinho em linhas de colheita de cana de açúcar, evitando o pisoteio de mudas e aumentando a produtividade nesse tipo de operação.

Mercado

De janeiro a agosto deste ano foram comercializadas 3.693 unidades da linha VM no Brasil, volume 63% superior aos 2.254 veículos vendidos no mesmo período do ano passado, e acima do resultado do mercado, que cresceu 50,8%.

Para atender à crescente demanda, desde maio a Volvo aumentou a produção do modelo, que passou a ser fabricado em dois turnos na planta da marca em Curitiba (PR). Em junho a marca celebrou ainda a entrega do Volvo VM nº 70 mil.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

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