20 de abril de 2024

CARGAS

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Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

MB: 65 anos de Brasil

Em suas seis décadas e meia no Brasil, a Mercedes-Benz se mantém determinada a entregar aos clientes tudo que eles esperam de uma marca reconhecida em todo o mundo pela qualidade, credibilidade e confiabilidade.

Além de veículos eficientes e rentáveis para o transporte de carga e de passageiros, a marca informa possuir a maior rede de concessionários do Brasil, oficinas dedicadas na estrutura do próprio cliente e as unidades SelecTrucks, Truck Centers e CenterBus, somando mais de 300 pontos de atendimento junto às principais rotas de transporte e logística.

Esse compromisso de estar próximo dos clientes foi firmado antes mesmo do início da produção de veículos no Brasil. Em 1951, a rede de atendimento aos produtos da marca já era composta por mais de 100 representantes intitulados distribuidores, cobrindo quase todo o território nacional.

Essa cultura é refletida na longevidade dessa parceria, com concessionários que estão ao lado da marca desde o início da produção nacional. De lá para cá, a Mercedes-Benz do Brasil assegurou atendimento e assistência técnica especializados, realizados por profissionais treinados e com larga experiência, em todos os momentos e circunstâncias econômicas nacionais.

A rede de concessionários, em constante processo de modernização, está sempre preparada para prestar total apoio aos clientes. Isso traz disponibilidade e produtividade no transporte, visando eficiência e a rentabilidade desejada.

“Trazemos esse DNA da excelência no atendimento. Atender bem o cliente, surpreendê-lo e encantá-lo é um compromisso ao qual nos dedicamos todos os dias na Empresa há 65 anos”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Para isso, procuramos ouvir o cliente, entender sua necessidade, para poder então atender aos seus anseios – é o que expressamos no compromisso ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’. Essa voz das estradas, que é a voz dos clientes, é escutada atentamente, desde o projeto que definirá as características de um veículo, passando pela fabricação, processo de venda e depois pelo acompanhamento de pós-venda da nossa área de peças e serviços. Por isso, a satisfação do cliente é o que diariamente nos move”, completa Leoncini.

Segundo Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil, na montadora o negócio do cliente é tratado como se fosse da marca da estrela de três pontas.

“Isso significa colocar-se no lugar dele, mantendo o foco na máxima disponibilidade de seus veículos para que sua atividade se realize de forma planejada, previsível e lucrativa”, diz

Ainda conforme Silvio, toda demanda que é recebida é tratada com a máxima prioridade e eficácia, reforçando um relacionamento em que todos ganham. “Trabalhamos para cumprir rigorosamente esse compromisso, que é a nossa missão, correspondendo às expectativas dos nossos clientes, que depositam na Mercedes-Benz uma confiança de mais de seis décadas”.

A inovação 4.0

“A Mercedes-Benz saiu na frente e avançou muito nas perspectivas da nova era da Indústria no Brasil. Inovamos a produção de veículos comerciais com a Fábrica 4.0, para recebermos uma linha de caminhões 4.0 como o Novo Actros e, então, podermos oferecer Serviços 4.0 para um cliente que também é cada vez mais 4.0, mais digital e conectado, e mais profissional”, relata Roberto Leoncini.

“Um cliente antenado com as novidades e que conhece muito bem os benefícios que as tecnologias podem agregar ao dia a dia do veículo e do motorista, bem como para a gestão de sua frota no transporte e logística. Ou seja, mais uma vez, trazemos soluções que acompanham diretamente as demandas do mercado”, informa Leoncini.

Para Silvio Renan, “toda a indústria precisa se reinventar e inovar a cada dia e nossa empresa vem trabalhando intensamente para acompanhar essa grande transformação tecnológica. Estamos falando de uma série de inovações baseadas em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital, internet das coisas e automatização, que trazem mais disponibilidade, conveniência, segurança e rentabilidade aos clientes”.

Para o motorista, com os avanços da Indústria 4.0, a Mercedes-Benz garante ainda mais recursos e interatividade, para que ele desfrute com muita conveniência da conectividade com o gestor da frota, com sua empresa, com o cliente que receberá sua carga e até com as suas relações pessoais e familiares.

“É a conexão dinâmica entre o motorista, o caminhão, os nossos serviços e a operação do cliente. Nossos times da fábrica e dos concessionários estão na retaguarda, trabalhando em total sinergia para garantir os melhores resultados para quem está lá na ponta fazendo o transporte de carga e de passageiros”, diz Silvio Renan.

Uptime e outros

O amplo portfólio de peças e serviços da Mercedes-Benz ganhou ainda novos serviços em total sintonia com a evolução do mercado, que aproveita cada vez mais o potencial do mundo digital. É o caminhão inteligente na palma da mão, com serviços pelo celular e também no painel digital pelo espelhamento de celular.

Disponível para o Novo Actros, o Mercedes-Benz Uptime criou um novo patamar de serviços de manutenção preventiva e preditiva no país, como também de relacionamento e assistência técnica entre a Mercedes-Benz e seus concessionários com os clientes da marca. A inteligência de dados avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção.

Por meio das “minitorres de controle”, os concessionários também estão ampliando o conceito de monitoramento das cargas por meio do projeto Conectados, agregando mais valor à prestação de serviços de manutenção. Até o fim de 2021, 50% da rede deve implementar o projeto. Atualmente, mais de 350 clientes já estão conectados ao serviço.

Técnicos de concessionários Mercedes-Benz podem dispor também de óculos de realidade aumentada para realizarem diagnósticos de forma mais ágil, reduzindo o tempo de reparo e manutenção de caminhões e ônibus, mantendo a alta qualidade da assistência técnica oferecida pela marca. Para total aproveitamento dessa tecnologia inovadora, especialistas da montadora, baseados na planta de Campinas (SP), oferecem um suporte técnico assistido online ao profissional do concessionário, auxiliando as ações de diagnóstico e de reparos com os óculos de RA.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br