CARGAS

O site dos transportes

Força no gás

MAT acelera projeto de carretas de transporte para gás biometano. Módulos para armazenamento de cilindros também têm alta demanda no mercado.

O robusto desenvolvimento e os crescentes investimentos na indústria do gás biometano, levaram a empresa MAT Equipamentos para Gases, maior produtora de cilindros de armazenamento para gases a alta pressão da América Latina, a acelerar o projeto de fabricação de carretas de cilindros de transporte de gás e de módulos para o armazenamento de cilindros (estocagens), para atendimento do mercado.

Até 2017, a fábrica, com sede em Jundiaí (São Paulo), produzia somente cilindros para gás à alta pressão. Nos últimos sete anos, a empresa pioneira na fabricação de carretas de cilindros para gás natural e biometano comercializou 150 unidades no mercado local, na América Latina e no Oriente Médio. Além das carretas, foram produzidas mais de 100 estocagens no mesmo período.

Em 2024, a indústria comercializou 27 unidades e, este ano, planeja entregar mais de 30 unidades para empresas que atuam no mercado, principalmente às empresas que operam nos aterros sanitários e buscam acelerar a adoção de combustíveis limpos.

A MAT, que acaba de completar 85 anos de história, tem se posicionado de forma estratégica para apoiar a nova indústria e as maiores empresas do país a realizarem operações de comercialização, transporte e logística do biometano. “Temos hoje uma operação sofisticada e desenvolvida para atender o mercado brasileiro ressalta o presidente da MAT, Luís Fernando Assaf.

Segundo dados compilados pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), o Brasil conta hoje com 58.436 km de gasodutos, o que representa cerca de 7% do território coberto por gasodutos, enquanto os EUA , contabiliza quase 500 mil km de gasodutos, equivalente a uma cobertura de 50% do território. “A malha brasileira não faz jus à sua produção de gás natural e do potencial de produção do biometano. Hoje, o Brasil deve produzir em torno de 400 a 500 mil m3/dia de biometano, ou seja, estamos no início dessa jornada. Nesse cenário, o transporte rodoviário por carretas de cilindros se torna essencial”, pontua Luis Fernando Assaf.

As carretas produzidas pela MAT têm capacidade de transporte de até 172 cilindros e carregam aproximadamente 7.912 m3 de volume nominal de gás natural ou gás biometano. Já as estocagens tem características totalmente modulares podendo ser projetadas e customizadas de acordo com a necessidade de armazenamento do cliente.

O presidente da MAT destaca que um único aterro sanitário operado por grupo parceiro da indústria chega a produzir três milhões de metros cúbicos de gás biometano por mês, enchendo as carretas até 450 vezes neste período.

Bruno Castilho

bruno@cargasetransportes.com.br

Mais Histórias

Você pode ter perdido

© Todos os Direitos Reservados - (28) 99939 - 2077 | bruno@cargasetransportes.com.br