Novo Axor

Mercedes-Benz revela novo Axor, ícone de sua linha de extrapesados que retorna ainda mais moderno, forte e robusto. Empresa lança os novos Axor 2038 4×2 e Axor 2545 6×2 com tecnologia BlueTec 6, indicados para transporte rodoviário de carga e operações logísticas de médias e longas distâncias
A Mercedes-Benz do Brasil traz de volta ao mercado um ícone do seu portfólio de caminhões extrapesados: a consagrada linha Axor, agora mais moderna e com tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6). A Empresa acaba de lançar os modelos Axor 2038 4×2 e Axor 2545 6×2, indicados para transporte rodoviário de carga e operações logísticas de médias e longas distâncias.
“O novo Axor vem dar continuidade a uma história de sucesso de mais de 20 anos, com mais de 100.000 unidades vendidas no País e nas exportações. Ele chega para ocupar novamente seu lugar no coração dos estradeiros e também na razão, porque entrega muito mais em desempenho, economia, praticidade e confiabilidade”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “O Axor está mais moderno, robusto, mais forte, confortável e seguro, além de ser fácil de lidar no dia a dia da estrada e da oficina. Por tudo isso, oferece mais eficiência e rentabilidade para os clientes, com baixo custo operacional.”
Segundo o executivo, o segmento de caminhões extrapesados 4×2 e 6×2 representou 26% do mercado em 2024. “Vemos então muito potencial a ser aproveitado e queremos emplacar mais de 1.000 unidades do novo Axor ainda em 2025. Até porque, agora, nosso portfólio conta com 45 modelos de caminhões. Ou seja, nossa linha está ainda mais ampla e abrangente, dos leves aos extrapesados”, afirma Jefferson Ferrarez.
A Mercedes-Benz iniciou 2025 com força total com os caminhões que apresentou na Fenatran do ano passado: o novo Accelo, com maior capacidade de carga e um visual mais moderno; os caminhões Atego, com novo design e novas versões para aplicações off-road e logística regional; as novas versões do Arocs; o Actros Evolution, que vem se consolidando cada vez mais no mercado e conquistando clientes em todo o Brasil; e agora, o novo Axor.
“Com esse portfólio, estamos crescendo de forma destacada no mercado. Foram 12.910 caminhões da marca emplacados no primeiro semestre de 2025. Ou seja, crescemos 13% em volume de vendas em relação ao mesmo período de 2024. E fechamos os primeiros seis meses deste ano com 25% de market share, o que significa 3,6 pontos percentuais a mais em relação aos 21,4% do primeiro semestre do ano passado”, destaca Jefferson Ferrarez. “Aliás, a Mercedes-Benz é a marca que mais cresceu em 2025 entre seus principais concorrentes.”
“Apesar de um mercado desafiador, conseguimos crescer. Isso demonstra toda a força do nosso portfólio e também a confiabilidade e qualidade dos caminhões Mercedes-Benz junto aos clientes”, reforça Jefferson Ferrarez. “Neste segundo semestre, queremos ainda mais. Por isso, estamos dando mais um passo muito importante em nossa brilhante trajetória, relançando o Axor com muito mais vantagens para transportadores e motoristas.”
Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks e ex-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veio ao país para participar do lançamento do novo Axor.“Estou muito orgulhoso de ver o novo Axor sendo apresentado ao mercado brasileiro. Fiz questão de colocar esse evento na minha agenda. Logo que eu assumi a presidência da Mercedes-Benz do Brasil, no início de 2022, priorizamos este projeto e aceleramos seu desenvolvimento. Eu estou convencido de que este novo veículo tornará o trabalho de nossos clientes mais fácil e bem-sucedido“, comenta o CEO.
“Com o lançamento do novo Axor, nosso portfólio está mais completo e robusto do que nunca. O Axor retorna projetado para atender às necessidades diárias de nossos clientes e apoiar o trabalho essencial que eles realizam”, diz Achim Puchert. “Mas eu vim a esse evento também para atestar o quanto o Brasil é importante para a Mercedes-Benz Trucks. Aliás, o País segue sendo um dos mercados mais importantes para os caminhões Mercedes-Benz no mundo. Vejo no novo Axor muito potencial de mercado. E não só no Brasil, como também nas exportações. Ou seja, o Axor vai ultrapassar fronteiras.”
Cabina alinhada ao design dos caminhões rodoviários da marca
A cabina do novo Axor se destaca pelo design moderno, que realça a imagem de robustez desse extrapesado estradeiro. O inédito visual segue o estilo dos caminhões rodoviários Mercedes-Benz, reforçando a sensação de robustez.
A robustez também está evidente na nova grade frontal e no para-choque mais largo. O novo conjunto de faróis, halógenos ou em LED, amplia a sensação de força, além de assegurar melhor iluminação da via e maior durabilidade, principalmente na versão em LED. Podem contar também com grade de proteção, o que aumenta a resistência contra impactos da via.
O novo Axor chega ao mercado com duas opções de cabina, ambas com suspensão pneumática de série: Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo, assegurando um excelente padrão de conforto para o motorista.
Com chassi similar ao do Actros, o novo Axor traz o DNA de robustez dos caminhões extrapesados Mercedes-Benz. Ele vem equipado com quinta roda reforçada. Além disso, se destaca pela maior capacidade de carga, com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de até 62 toneladas, ideal para versões 4×2 e 6×2, podendo chegar a 68 toneladas na exclusiva versão de eixos com redução nos cubos.
A suspensão do caminhão é metálica, com suspensor na versão 6×2, consagrada no mercado pela sua robustez e durabilidade.
Motor OM 460 com duas versões de potência
O Axor ganhou um novo motor, o já consolidado OM 460 LA. Com isso, passa de um motor de 12 litros da versão Euro 5 para um de 13 litros Euro 6, alinhado com a tendência de mercado neste segmento. Dessa forma, ganha mais potência, com versões de 380 e 450 cavalos, oferecendo mais economia e menos emissões, além de melhor custo/benefício. O sistema de freio auxiliar conta com o freio-motor Top Brake de série e disponibilidade de Retarder.
O trem de força conta ainda com duas opções de câmbio automatizado Powershift 3 Advanced de 12 velocidades, trazendo mais rapidez nas trocas de marcha e maior inteligência e economia na condução do veículo, pois conta com três modos de operação: Standard, Econômico e Power.
Interior mais confortável e ergonômico
A cabina do novo Axor não chama a atenção somente pelas características externas. A suspensão pneumática de série reforça o compromisso da Mercedes-Benz com o conforto do motorista. A altura do túnel é baixa, de apenas 200 mm, resultando em amplo espaço interno, facilitando a movimentação e a ergonomia. A cama segue o padrão de conforto que o motorista brasileiro gosta.
Entre as novidades da cabina do novo Axor incluem-se ainda volante multifuncional de série, novo painel, partida por botão, chave inteligente, alavanca do câmbio combinada com o freio auxiliar e integrada na coluna de direção, display do painel de 12,7 cm com EcoSupport (sistema de avaliação de condução), banco pneumático com 11 regulagens, referência no mercado em conforto e ergonomia e disponibilidade de geladeira como opcional.
Em termos de tecnologias de segurança, o novo Axor traz muitas novidades. Destaque para EBS (sistema de freio eletrônico); ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas); ASR (Controle de Aderência em Aceleração); Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa); ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade); EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem); ESS (Luz de freio de emergência); Alarme de ré com luzes intermitentes e farol em LED (opcional). O sistema elétrico recebe a bateria de alta ciclagem de 230 Ah, o que garante maior vida útil e confiabilidade do sistema.
Novo Axor potencializa a versatilidade de uso do caminhão
Esse lançamento da Mercedes-Benz potencializa a versatilidade do Axor para diversas aplicações, o que sempre foi uma de suas características marcantes. São duas versões de cavalo mecânico para transporte rodoviário e operações logísticas de médias e longas distâncias: 2038 4×2 com potência de 380 cavalos e 2545 6×2 com potência de 450 cavalos. Com isso, o novo Axor é indicado para uso como baú, sider, graneleiro, báscula, container, tanque de combustível, frigorificado, cegonheiro e prancha carrega tudo.
O Axor 2038 4×2 é ideal para tracionar implementos como cegonheiros e carrega tudo na configuração de 2 eixos, além de todos os demais na configuração de até 3 eixos. Já o Axor 2545 6×2 pode puxar semirreboques de 2, 3 ou 4 eixos, em configurações de até 58,5 toneladas, conforme a demanda do cliente.
“7 voltas ao redor da Terra” em testes de durabilidade
A fim de assegurar atributos como qualidade, funcionalidade, robustez, durabilidade e confiabilidade do caminhão, o novo Axor foi submetido a uma série de testes durante as várias etapas de desenvolvimento, desde 2021 até 2025. Entre as atividades realizadas no CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), no interior de São Paulo, bem como em estradas, incluíram-se: um ano de testes estruturais com veículo completo, 300 mil km de testes de Endurance com 58,5 toneladas de PBTC e 193 semanas de testes funcionais. Além disso, foram 72 semanas para homologações, cerca de 1.000 horas de testes de durabilidade em bancos de provas e 7.000 horas de simulações numéricas computacionais.
“Para se ter uma ideia do rigor com o desenvolvimento do novo Axor, numa comparação de grandeza, foram mais de 7 voltas ao redor da Terra em testes de durabilidade na aplicação real do produto. É dessa forma que garantimos aos nossos clientes mais um produto Mercedes-Benz robusto e confiável”, afirma Jefferson Ferrarez.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br