Operação para Portugal

Com operação de 275 toneladas e 26 containers, Porsche Cup C6 Bank bate recorde de inscritos no Algarve e impressiona pela logística. Categoria brasileira mobiliza estrutura internacional para realizar maior etapa sprint da história da Porsche Cup fora do Brasil
A Porsche Cup C6 Bank está realizando mais um feito inédito em sua trajetória de 20 anos. Neste mês, o Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal, recebe 55 pilotos para uma etapa internacional do campeonato Sprint, o maior número já registrado pela categoria fora do Brasil. Por trás do espetáculo na pista, há uma operação logística de escala impressionante — planejada com precisão, tecnologia e sustentabilidade.
Ao todo, foram 26 containers embarcados no Porto de Santos rumo à Europa, totalizando 275.850 kg em equipamentos e veículos. A carga incluiu os carros de competição das categorias Carrera e Challenge, insumos para montagem de oficina, paddock, boxes e demais estruturas de apoio. O tempo total de transporte até Algarve é de 38 dias, envolvendo diferentes modais e um sistema de acompanhamento técnico coordenado por engenheiros da categoria.
Para garantir eficiência máxima, o time da Porsche Cup desenvolveu uma solução que permitiu acomodar quatro carros por container — uma evolução importante em relação à média anterior, resultando em menor custo e significativa redução da pegada de carbono da operação. A logística integrada conta com três grandes parceiros: a Rock-it-Cargo (despachante internacional), a ONE (armador marítimo) e a Sada (transporte rodoviário em Portugal).
Já em solo europeu, a estrutura tem mobilizado 310 profissionais e 26 caminhões para o transporte e montagem do evento, além do suporte técnico e operacional durante todo o fim de semana de corrida.
A etapa do Algarve é a primeira de quatro que serão realizadas em Portugal ao longo de 2025, sendo duas em Portimão e duas no Estoril. As provas incluem corridas sprint e de endurance, com diferentes exigências logísticas e operacionais.
Com mais de 65 corridas internacionais realizadas nos últimos anos, a Porsche Cup se destaca como um case de excelência em gestão logística no automobilismo. A categoria alia performance esportiva a um planejamento de alto nível, replicável em outros setores industriais que dependem de precisão, escalabilidade e controle de qualidade em operações globais.
O sucesso já se reflete nos números e na presença de pilotos e equipes em solo europeu. O evento no Algarve não apenas reafirma o padrão Porsche de excelência, como também posiciona a categoria como referência logística no esporte internacional.
“Fico muito contente com mais um recorde na temporada 2025, que marca nosso vigésimo aniversário. Tão importante quanto crescer é crescer de forma consistente e sustentável, como têm mostrado nossas seguidas marcas de inscritos no atual campeonato de sprint. Isso indica que estamos fazendo um bom trabalho na promoção do evento para pilotos e seus patrocinadores”, diz Dener Pires, promotor da Porsche Cup C6 Bank
“Fico particularmente satisfeito pelo novo recorde em uma pista tão empolgante quanto a do Algarve e tenho que agradecer ao empenho de todos envolvidos na Porsche Cup. Cada conquista da categoria é fruto do trabalho e dedicação de todos. Sabemos os desafios de promover eventos fora do Brasil e só conseguimos realizar essas operações com sucesso por conta da garra de todos os colaboradores e prestadores de serviço da Porsche Cup C6 Bank”, completa Dener.
Para Miguel Praia, CCO e membro da administração do Autódromo Internacional do Algarve, é um orgulho registrar esse recorde de participantes inscritos em etapas fora do Brasil. “Ficamos muito orgulhosos primeiro pela iniciativa e pela forma estruturada em que o evento está sendo bem planejado com ambas as equipes, do autódromo e da Porsche Cup Brasil. E ficamos naturalmente também muito orgulhosos que os pilotos brasileiros tenham esse desejo de voltar a Portimão. Isso nos deixa mais motivados para continuar o planejamento e prolongar a relação que temos”.
Faz parte do planejamento estratégico do Autódromo Internacional do Algarve abraçar o mercado brasileiro no médio e longo prazo. Para nós, é um mercado extremamente importante e temos alegria de ter os parceiros adequados para estender essa relação com o público brasileiro. Então parabéns à Porsche Cup Brasil por montar todo o projeto e angariar esse número recorde de participantes e ficamos também naturalmente muito satisfeitos e motivados para atender a expectativa das pessoas. Agora temos essa motivação e essa obrigação também de entregar o melhor evento possível. Agradecemos a categoria e todos os pilotos brasileiros que confiaram na nossa pista. Muito obrigado!”, finaliza Miguel.
Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do país, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Bruno Castilho
bruno@cargasetransportes.com.br